Juazeiro: representantes da empresa Joafra e Secretaria de Finanças se reúnem nesta quinta (30). Paralisação transporte público continua

Funcionários da empresa Joafra Transportes mantem paralisação nesta quinta-feira (30) e ameaçam greve por tempo indeterminado caso não recebam os salários atrasados, ticketes alimentação e deposito do FGTS. Os motoristas da empresa Joafra Transportes estão com as atividades paralisadas desde a manhã de terça-feira (28).

A REDEGN obteve a informação que representantes da empresa Joafra e Secretaria de Finanças de Juazeiro vão se reunir nesta quinta-feira (30), às 11h.

A paralisação da categoria atinge os moradores que precisam usar o transporte público. "Como é que pode! Prefeito e Ministério Público se mobilizem, a população não pode ficar sem o transporte coletivo, resolvam logo, não esperam que a população tenha que agir. Estamos aguardando a resolução do problema", disse o internauta Messias Aparecido. 

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


O presidente do Sindicato Rodoviário de Juazeiro e Região, Antenor Arcanjo Bispo, reafirma que a categoria cobra o cumprimento dos direitos trabalhistas e a paralisação deve continuar até que a situação seja resolvida.

O presidente do sindicato informou ainda que já houve uma reunião entre a categoria, o secretário da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro, Mitonho Vargas, e uma representante patronal da Setranvasf, mas não houve acordo. A empresa afirma que "existe uma dívida da prefeitura e o pagamento se faz necessário para que possa se chegar a um acordo".

Dia 28, a empresa Joafra, Prefeitura de Juazeiro e Sindicato dos Lojistas Comércio enviaram nota. Confira:

A JOAFRA TRANSPORTES, respondeu questionamento da REDEGN e informou que a paralisação ocorrida no dia de hoje e também dia (16/01/2025), foram realizadas de forma ilegal e sem qualquer aviso prévio, mas que as providências cabíveis serão tomadas para evitar novas paralisações. Informamos que desde o início do ano estamos em contato com a nova administração municipal, a fim de mostrar o desequilíbrio econômico/financeiro do sistema de transportes, alertando para o colapso que vem sendo enfrentado, e principalmente solicitando os pagamentos de valores devidos pelo município para que possamos honrar com os salários dos nossos colaboradores, e ainda pagar diversos fornecedores de insumos que são essenciais para a operação.

NOTA PREFEITURA JUAZEIRO: A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro informou que não foi identificada qualquer dívida com a Empresa Joafra Transportes e que, até a presente data, o Município não recebeu nenhum demonstrativo dos supostos valores em aberto, bem como notas fiscais que comprovariam serviços prestados pela mesma. É importante salientar que, de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), a responsabilidade pelo pagamento de salários e demais direitos trabalhistas dos funcionários é do empregador que os contratou.

EMPRESÁRIOS: Diante a paralisação da frota de ônibus  com a perspectiva de se estender, as entidades comerciais, Aciaj, CDL e Sindilojas de Juazeiro lamentam esse imbróglio, ao tempo que também compreendem a legitimidade da cobrança dos funcionários da empresa de transportes coletivos.

Lamentam porque a greve causa um efeito negativo no comércio, devido a dificuldade dos comerciários chegarem ao seu local de trabalho, bem como, os consumidores de transitarem até o comércio local.

As entidades comerciais aguardam que os problemas sejam sanados com o máximo de brevidade possível, para que a sociedade não seja mais prejudicada e o comércio varejista também não sofra as consequências negativas deste episódio.

Lembrando que não tivemos como mensurar o impacto geral do comércio, no entanto, em contato com alguns comerciantes do varejo de Juazeiro, foi registrado atraso de funcionários e queda na movimentação comercial neste início de semana, em comparação a segunda-feira passada.

redegn Foto redes sociais reprodução