Praticamente abandonada há anos e completamente irregular, a sinalização marítima no Rio São Francisco, em trechos navegáveis, a exemplo do trecho entre Sobradinho e Juazeiro/Petrolina, tem colocado em risco quem navega por essas bandas, já que as boias sinalizadoras ou não existem mais ou se deslocaram de local em virtude das cheias ocasionais no leito do rio.
No trecho entre Juazeiro/Petrolina ao Rodeadouro, como exemplo, muitas boias desceram o rio, deixando as marcações de pedras, que colocam em risco a vida dos navegadores, sem nenhum tipo de sinalização. Em outros pontos as citadas boias fazem sinalização desnecessárias, uma vez que desceram de seus pontos específicos, ancorando em locais onde não há nenhuma necessidade da presença do sinalizador. "Navegar se tornou um exercício de adivinhação", diz um condutor.
Para um proprietário de lancha consultado pela redeGN, que navega ocasionalmente no trecho entre Petrolina/Juazeiro ao Rodeadouro, “Navegar hoje no Rio São Francisco, que mudou muito seus canais de navegação, é uma tarefa não muito fácil e até perigosa. Os bancos de areia mudaram de posição, o assoreamento diminui a profundidade e expôs pedras que passavam despercebidas em outros tempos, não há sinalização na grande maioria desses pontos e os navegadores precisam ficar muito atentos para não ocorrer acidentes graves”, declarou.
Um ponto citado como referência dessa mudança do canal de navegação, dentre tantos, diz respeito a um banco de areia, chamado de croa, logo após a ilha do Maroto, um balneário onde há grande movimentação de lanchas e motos aquáticas: “O canal de navegação naquele trecho era feito margeando o rio, mas hoje formou-se um grande banco de areia, que já toma mais de 100 metros da margem e a navegação ali tem que ser feita por um local onde há muitas pedras, sem qualquer sinalização”, disse outro navegador.
Informações colhidas pela redeGN aponta que a situação é parecida em praticamente todo trecho navegável do Rio São Francisco.
Em recente coletiva de imprensa, em Juazeiro, tratando de questões ligadas à Travessia Urbana de Juazeiro, o Superintendente do DNIT – Departamento Nacional de Trânsito, na Bahia, Roberto Alcântara, foi abordado sobre o assunto, já que a sinalização marítima também é atribuição do órgão, declarando que há um plano de sinalização em andamento, sem especificar data para instalação de novos sinalizadores no rio: “Estamos providenciando as boias, trazer as boias pra cá, e ai a colocação nos locais ficaria a cargo da Capitania a colocação”, declarou.
A redeGN vai buscar informações junto à Capitania dos Portos em Juazeiro sobre o assunto.
Da redação redeGN
1 comentário
19 de Jan / 2025 às 08h39
Estao esoerando um acidente pra ai sim tomarem providencias.