Faleceu em Juazeiro na noite deste sábado (21 de dezembro), o comerciante aposentado Bertolino Alves Guimarães, figura bastante conhecida na cidade pelo carinhoso apelido de “Seu Maninho”, que por décadas manteve um ponto comercial na Avenida Flaviano Guimarães.
"Seu Maninho” estava com 96 anos, mas mostrava muita lucidez até pouco tempo, quando precisou passar por internamentos hospitalares e teve algumas complicações de saúde.
Apaixonado pela família e amigos, fez história num conhecido armazém na Flaviano Guimarães, onde fazia mais amigos, que negócios, reunindo companheiros para “boas prosas”, contação de histórias e conversas sobre a política local e nacional.
Casado com Dona Quininhinha, pai de 4 filhos, Cidinha, Sonileide (Soninha da Saboreie), Flávio (ex-diretor do Senai – Petrolina), Solange e muitos netos e bisnetos, “Seu Maninho” era um exemplo de pessoa e apaixonado pelos temas políticos, que o envolviam a ponto de deixar o hospital onde estava internado, este ano, convencendo os médicos a o liberarem para exercer seu direito sagrado ao voto, mesmo quase centenário e livre dessa obrigação. Cumpriu até o último momento seu dever como cidadão juazeirense e brasileiro.
No último dia 20 “Seu Maninho” recebeu uma grande homenagem pública na Câmara de Vereadores de Juazeiro, comenda que foi recebida pelos filhos, uma vez que já estava com quadro debilitado e não pode comparecer.
O velório será no SAF, em Juazeiro, a partir das 9h e o sepultamento está previsto para às 17h no cemitério central da cidade.
A redeGN se solidariza com os familiares e amigos rogando o conforto necessário a todos por esse momento de dor e saudade.
“Seu Maninho” deixa, lem de muita saudade, um legado de caráter e respeito inconfundíveis.
Por Wilson Duarte
1 comentário
22 de Dec / 2024 às 08h01
Só observando,e a rua debaixo ficando mais pobre de seus ilustre moradores. Vá na paz "Seu Maninho".