A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos-Petrolina oferece atendimento integral às mulheres vítimas de violência física, psicológica ou patrimonial.
Em 2024, de janeiro a novembro, 2.416 serviços foram ofertados através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM).
O CEAM é coordenado pela Secretaria Executiva da Mulher e oferece, de forma gratuita, serviços que podem contribuir para o enfrentamento da violência doméstica e familiar, além do empoderamento feminino. No local, além dos atendimentos socioassistencial, psicológico, jurídico e médico, são desenvolvidas palestras, cursos, capacitação e oficinas, visando o fortalecimento e o resgate da cidadania das mulheres vítimas de violência.
O equipamento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e fica localizado na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).
Além de acolhimento, os serviços oferecem escuta sigilosa e sem julgamentos, de forma rápida e respeitosa, prestada por uma equipe multidisciplinar, formada inteiramente por mulheres. Isso faz com que a vítima sofra o mínimo possível durante o relato sobre a violência enfrentada por ela.
De acordo com assessoria de imprensa mensalmente também acontecem as reuniões do Grupo de Convivência para mulheres vítimas de violência, realizado no próprio CEAM, como forma de fortalecer e ressignificar suas histórias. O trabalho é focado no acompanhamento dessas vítimas, considerando a autonomia e contribuindo na construção de estratégias para o rompimento das situações de violência doméstica e familiar.
redegn com informações assessoria imprensa Foto PMP
0 comentários