Na última sexta-feira, 13 de dezembro, aconteceu a Iª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, realizada pelo Consórcio Sustentável do Território São Francisco – CONSTESF-, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
O Objetivo da conferência era discutir eixos temáticos relacionados ao meio ambiente na região do Vale do São Francisco, por isso estavam presentes representantes de municípios consorciados como Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso e Sobradinho, em cumprimento 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
O evento teve como tema a Emergência Climática e, durante as palestras, discutiu os eixos mitigação (a redução da emissão de gases de efeito estufa), adaptação e preparação para desastres (prevenção de riscos e redução de perdas e danos), justiça climática (superação das desigualdades), transformação ecológica (descarbonização da economia com maior inclusão social) e governança e educação ambiental (participação e controle social).
De acordo com o representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Ciro Tavares, as propostas, com seus respectivos representantes, irão representar os municípios na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente – CEMA, que será realizada em março de 2025, capital do Estado da Bahia. “Esse é um evento muito importante, com a participação de diversos segmentos sociais, permitindo que a sociedade civil discuta sobre implementação de políticas públicas para o Meio Ambiente. Há 12 anos não temos uma conferência como essa e isso nos dá a oportunidade de construir juntos, de pactuar propostas para o enfrentamento das mudanças climáticas e a formação ecológica que a gente precisa.”, explica Ciro.
Para o representante do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER), Teófilo Joaquim, a realização da conferência foi de grande importância. “O CONSTESF está de parabéns pelo evento, porque essas grandes discussões só têm acontecido nos grandes centros, mas acredito que elas precisam ser discutidas no município, no distrito rural. Muitas vezes as grandes decisões são tomadas longe. As secretarias de meio ambiente dos municípios precisam ver esse exemplo e começar a discutir a realidade de cada local.”, disse.
Quem também gostou da inciativa foi o vice-presidente da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, Walter Guerra: “Discutir meio ambiente já é algo muito salutar e essa retomada é importante, porque você reúne vários atores diferentes com um objetivo comum. Cada um pensa de um modo de se fazer a coisa. O poder público, a sociedade civil e o setor produtivo todos têm interesse, que talvez sejam conflitantes, mas com o mesmo objetivo de conservar o meio ambiente. A conferência atraiu indígenas, quilombolas, ribeirinhos e juntos, vamos convergir para um trabalho melhor no meio ambiente. Quero parabenizar o CONSTESF e Secretaria de Meio Ambiente pelo evento”.
O Jornalista e também representante do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Curaçá, Luciano Lugori, fez uma avaliação positiva do evento. “O momento das palestras foi muito importante, porque são temas que estão em nosso convívio, mas que nós precisamos ainda discutir mais, para nos apropriarmos melhor, como a economia circular, por exemplo. Há situações que estão em nosso cotidiano, mas que ainda não sabemos como resolver. Então a gente adquire mais conhecimento e pode contribuir melhor, aqui e em nossa cidade, Curaçá.”, analisou.
A Secretária Executiva do CONSTESF, Érika Morais, parabenizou a equipe pelo sucesso do evento e agradeceu a todos pela presença. “Após as rodadas de conversa sobre os eixos temáticos, foram votados os representantes que irão participar das conferências no âmbito estadual e federal, levando as propostas que foram discutidas. Agradeço à nossa equipe por todo apoio e dedicação na realização dessa conferência. Foi um grande marco para o CONSTESF e todo território! Também agradecer aos municípios pela mobilização, aos órgãos apoiadores, que muito contribuíram para o desenvolvimento do trabalho, e aos parceiros que nos apoiaram. Na certeza de que seremos muito bem representados na conferência estadual pelos delegados eleitos, agradecemos pela confiança e contribuição para um evento tão importante. O meio ambiente do território de São Francisco agradece por esta união!”, conclui Érika.
Por Ramáiana Leal - Ascom
0 comentários