Quem ama boa comida vai se apaixonar pelas praças gastronômicas da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece no Parque Costa Azul, em Salvador, de 11 a 15 de dezembro. Este ano, o espaço dedicado à gastronomia foi ampliado e contará com duas praças, onde o público poderá explorar uma infinidade de pratos, que celebram a riqueza dos sabores nordestinos e baianos, preparados com ingredientes da agricultura familiar.
Ao todo, 24 restaurantes farão parte das praças gastronômicas, sendo seis deles integrantes da III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que integra ao evento. O cardápio é tão diverso quanto as culturas representadas: espetinho, beiju, cuscuz, moqueca, bobó de camarão, galinha caipira, maniçoba, hambúrguer de cordeiro e de suíno, entre outros pratos tradicionais.
Delícias imperdíveis
A Frigbahia, conhecida por seus produtos derivados de caprinos e ovinos, promete surpreender com um cardápio inovador. Entre os destaques estão espetinhos de cordeiro e cabrito, hambúrguer de cordeiro, sarapatel e filé mignon. Este ano, a grande novidade são os cortes suínos, como costelinha e espetinhos. Laíse Santos da Silva, representante da Frigbahia, afirma estar otimista. "Nossa expectativa é dobrar o faturamento na praça gastronômica, com a introdução dos cortes suínos".
Já a Associação Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras trará um verdadeiro festival de frutos do mar. moquecas de camarão e peixe, bobó de camarão, pastéis de aratu, camarão e caranguejo, além da famosa cabeça de robalo recheada com moqueca de caranguejo, são algumas das opções. "Estamos ansiosos e emocionados! Cada dia teremos um almoço especial com um toque único da nossa região", compartilha Luciene de Almeida Santos, representante da Associação.
Para os amantes de tapiocas, seis beijuterias estarão espalhadas pelas praças, servindo tapiocas recheadas com diversos sabores, que prometem agradar a todos os gostos.
Além dos pratos principais, os visitantes terão à disposição espaços dedicados a bebidas e sobremesas. A Feira contará com uma cachaçaria, choperia, sorveteria e cafeteria, oferecendo opções que vão de um café artesanal ao fim da tarde até um chope gelado para brindar o melhor da agricultura familiar. Esses espaços são ideais para complementar a experiência gastronômica, permitindo que o público explore a versatilidade dos produtos da Bahia.
Mais do que comida, uma experiência cultural
As praças gastronômicas são mais do que um espaço para se alimentar. São um convite para conhecer a diversidade da culinária da Bahia e dos outros estados nordestinos, promovendo a valorização da agricultura familiar e da economia solidária.
Além das praças gastronômicas, a 15ª Feira Baiana oferece atrações para todos os públicos. São mais de quatro mil produtos da agricultura familiar para comercialização, feira agroecológica certificada, tendas temáticas (Indígena, Quilombola e Economia Solidária) e uma programação musical diversificada que inclui nomes como Jau, Adelmario Coelho, Filhos de Jorge, Jeanne, Virgílio e muito mais.
Realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA), a Feira conta com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.
Com entrada gratuita e uma estrutura completa, a Feira promete ser um dos eventos mais marcantes do ano, unindo tradição, sabor e cultura. Uma oportunidade para conhecer e se encantar!
0 comentários