Em matéria divulgada na manhã desta terça-feira (3) pelo Blog, pescadores e mergulhadores que integram o Grupo Guarda Vidas Anjos do Rio em Juazeiro e Petrolina, foram impedidos no último domingo (1) de realizar uma ação de limpeza no Rio São Francisco. Leia aqui.
Segundo o grupo, "o comportamento da Marinha sempre foi o de impedir a realização da ação em favor do Velho Chico".
Em nota, "a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ), sobre postagem veiculada em mídia social falando sobre uma suposta proibição do evento náutico “Limpeza do Rio São Francisco”, organizado pela Associação de Mergulhadores do vale do São Francisco (AMVASF), esclarece que a CFJ recebeu, no dia 21 de novembro de 2024, um ofício da referida Associação solicitando a realização do evento previsto para 1º de dezembro
de 2024.
A CFJ, dentro de sua atribuição legal e em observação à Salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação e à prevenção da poluição hídrica, verificou que não foram atendidas nenhuma das exigências previstas nas Normas da Autoridade Marítima para Atividades de Esporte e/ou Recreio (NORMAN-211).
No entanto, com o intuito de viabilizar a realização segura do evento, foram realizadas duas reuniões a fim de orientar o responsável pela Associação, visando o cumprimento das providências necessárias e colocando a Capitania à disposição para auxiliá-los no fosse possível.
No entanto, até o dia 29 de novembro de 2024, não foi apresentado nenhum documento ou instrumento que assegurasse a realização do evento com segurança. Diante do exposto, a CFJ emitiu um ofício à AMVASF, comunicando a impossibilidade de análise, inspeção e aprovação, em virtude da ausência de informações, e tempo hábil". Clique aqui e confira a nota na íntegra.
Redação RedeGN
0 comentários