Mais uma vez vamos fazer uma pequena reflexão sobre as cores dos meses, isto é, desta vez sobre novembro azul, mês muito importante para a conscientizacão sobre a saúde masculina, o câncer de próstata.
O câncer de próstata é um dos principais focos dessa campanha, conhecida como Novembro Azul. Esse tipo de câncer é o segundo de maior incidência nos homens.
Detectar precocemente faz uma grande diferenca no tratamento, na qualidade de vida e na possibilidade de cura.
A prevenção é fundamental, o exame de toque retal e o exame de sangue para medir o nível do antígeno prostático específico (PSA) são ferramentas essenciais para o diagnóstico precoce. É recomendável que o homem a partir de 45 anos com histórico familiar da doenca ou acima de 50 anos sem fatores de risco iniciem essa rotina de exames.
No entanto, é sempre bom consultar o médico para orientações personalizadas. Além dos exames, manter um estilo de vida saudável também pode ajudar na prevencão. Inclusive alimentacão balanceada, atividades físicas regulares, evitar consumo excessivo de álcool e não fumar. O novembro azul também tem o objetivo de desmistificar o tema e incentivar os homens a falarem sobre sua saúde. Muitas vezes, eles relutam para buscar ajuda ou mesmo realizar exames por medo ou vergonha.
Essa campanha busca quebrar esse tabu e promover uma cultura de cuidados com a saúde masculina.Cuidar da saúde é um ato de amor próprio.
Antonia Ladislau de Sousa-Professora do Curso de Direito da URCA-Universidade Regional do Cariri
Espaço Leitor
0 comentários