Prefeitura de Juazeiro ampliou o número de equipes multidisciplinares em 2024

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), aumentou o número de equipes multidisciplinares (e-multi) em 2024. O antigo Núcleo de Apoio à Saúde (NASF) é composto por profissionais de saúde de diferentes áreas como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, profissionais de educação física, fonoaudiólogos e pediatras.

Este ano, a prefeitura ainda requalificou a Academia da saúde, na Orla II, área central da cidade, onde os mais de 20 novos profissionais atuam. "Foram credenciadas mais três equipes multiprofissionais, o que significa mais acesso aos atendimentos especializados na Academia da Saúde e na Atenção Básica, ou seja, nos territórios das suas unidades de saúde, aumentando o cuidado com a saúde na atenção primária", declarou a coordenadora do e-Multi, Ilane Costa.

O município possui três equipes em dois formatos, duas ampliadas e uma estratégica. As equipes são distribuídas da seguinte maneira: onde houver uma ou mais equipes de saúde da família, teremos uma equipe multiprofissional vinculada, ou seja, que está disponível e vai atuar conforme indicação do médico da unidade de saúde.

Em 2024, as equipes multiprofissionais (e-Multi) realizaram um total de 2.448 atendimentos, com 999 procedimentos (auriculoterapia, ventosa, liberação miofascial).

Academia da Saúde

Mais de 1700 pessoas participaram das atividades da Academia da saúde este ano. O espaço conta com aulas de zumba, atividade e avaliação física e orientações nutricionais, treinamento funcional e fisioterapia. Atualmente, cerca de 50 alunos participam das aulas que acontecem três vezes por semana, em dois turnos.

O público-alvo é composto por todas as faixas etárias, assim como pessoas em busca de reabilitação, após lesões, gestantes com adaptações específicas, atletas que desejam complementar seu treinamento e indivíduos que buscam melhorar a postura e a flexibilidade.

Como participar

Quem tiver interesse em participar das aulas, deve procurar os profissionais de educação física na Academia da Saúde, levando um documento de identificação e o Cartão SUS. Primeiro será feita uma avaliação para verificar as condições físicas. A Academia da Saúde funciona na Orla II de Juazeiro.
 

Iana Lima – Ascom Sesau / PMJ.