Entidades de Juazeiro se unem para a construção e elaboração de uma pauta permanente de gestão, visando o desenvolvimento econômico e social do município, de forma colaborativa apresentar a gestão municipal a execução de ações a partir de 2025. O encontro, com diversas representações da sociedade civil, aconteceu na noite da última quinta-feira (10), na sala de reuniões do Gelo & Sal, no Bairro Palmares sob o comando da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Juazeiro – Aciaj Juazeiro e Sebrae, com o apoio da CDL e do Sindilojas e representantes da OAB, Distrito Industrial, Sipaceb, Senar, Lions Clube, BNB, TV São Francisco, Distrito Industrial, Associação de Agricultores, entre outras entidades locais.
Esta organização social local quer construir um diálogo consultivo e encarar o desafio de identificar problemas sociais e econômicos do município e sugerir uma pauta de ações para atrair e direcionar novos investimentos incluindo aplicação de recursos do orçamento público nos próximos anos de governo. O intuito é a inserção de aportes financeiros das esferas de Governo: Município, Estado e Governo Federal, com sugestões no PPA – Plano Plurianual para garantir os investimentos necessários.
As entidades propositoras, como Aciaj Juazeiro e Sebrae, encabeçam esta união das unidades produtivas para levar sugestões de políticas públicas voltadas as áreas econômicas e sociais do município, uma vez que o instrumento orçamentário da administração pública envolvem projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, agricultura e infraestrutura, vista a importância destes instrumentos no plano de desenvolvimento inclusos no PPA, na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e na LOA ( Lei Orçamentária Anual). O Objetivo desta união de forças e engajamento desta frente é contribuir com o poder público para o desenvolvimento econômico e social de Juazeiro.
Este panorama prevê uma governança empresarial efetiva, para impulsionamento de pequenos, médios e grandes negócios, o aumento do setor produtivo, apoio aos agricultor e empreendedor familiar, numa construção de parceria, entidades e poder público, para o início de um novo ciclo do desenvolvimento de Juazeiro.
O presidente da Aciaj Juazeiro, o economista George Falcão, ressalta a importância de identificar os problemas que travam o município e propor ações executáveis. “Representamos os núcleos produtivos da sociedade juazeirense e encaramos com muita responsabilidade a missão de propor projetos que tragam desenvolvimento econômico e social para o nosso município”, destaca.
No mesmo propósito de ver uma Juazeiro pujante, o gerente regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, enaltece as potencialidades econômicas do município e fala sobre a importância da participação das entidades. “Somos a força que ergue Juazeiro e temos a importante missão de propor novas direcionamentos para alavancar as unidades econômicas para oferta de um cenário mais propositivo e de ações que apresentem um município com mais oportunidades aos seus munícipes”, conclui.
Uma pauta de ações será brevemente apresentada a nova gestão municipal para execução de um planejamento visando novos investimentos para os setores econômicos e sociais de Juazeiro.
1 comentário
11 de Oct / 2024 às 18h24
Louvável atitude das entidades envolvidas, Juazeiro é grande, e precisa de organizações para deslanchar no seu potencial de desenvolvimento basta querer. Espero muito em Deus e que agora veremos nossa cidade se desenvolver em todos os sentidos, economia, agricultura, saúde, educação, lazer, moradia, mobilidade urbana... Juazeiro é grande e tem que pensar grande, para o futuro. Votei em Andrei e Tiano para vê minha cidade crescer e se desenvolver. Fé que tudo dará certo. Uma Juazeiro para todos os juazeirenses.