Na tarde desta terça-feira (8), foi confirmada a morte de dona Lea Khoury Hedaye, mãe do ex-prefeito de Juazeiro e ex-deputado federal, Jorge Khoury Hedaye.
Nascida em Alexandreta, na Síria, em 04 de novembro de 1922, dona Lea chegou em Juazeiro há 76 anos.
Era esposa de Shefic Hedayiouglu e mãe de três filhos: Jorge, John e Marie. Ela faleceu em sua residência, por volta das 13h30.
Atualmente, Jorge Khoury está como diretor superintendente do Sebrae Bahia. Segundo informações, ele já está a caminho de Juazeiro.
O vereador Alex Tanuri, usou o seu perfil na rede social para manifestar pesar pela morte de dona Léa. "Venho manifestar meu mais profundo pesar a toda família pelo falecimento de tia Léa Khoury. Que Deus possa trazer consolo aos corações que agora sofrem a dor da despedida".
O velório acontecerá em sua residência, e o enterro está previsto para esta quarta-feira (9), às 10h, mas ainda não há confirmação.
Confira nota de pesar da família Khoury Hedaye:
Com imenso pesar, comunicamos o falecimento da matriarca da nossa família, Dona Léa Khoury, aos 101 anos, ocorrido nesta terça-feira (8). Referenciada pela sua suavidade e bravura, Tia Léa, como ficou conhecida em Juazeiro, desenvolveu notáveis trabalhos sociais no município, com destaque para a Apae e as Voluntárias Sociais.
Tia Lea também acumulou uma história de persistência e superação, quando, junto com seu esposo, Seu Shefik, saiu de uma região de conflitos do Oriente Médio (Alexandretta) para o Brasil, em busca de paz, e fez morada na cidade de Juazeiro-Bahia. No município, o casal formou e criou uma família com muito amor e união. Os registros dessa história foram narrados por Léa no livro “Uma Avó Que Veio de Longe”, lançado pela família Khoury Hedaye.
Honraremos o legado que Dona Léa Khoury deixa para a nossa família e para a cidade de Juazeiro, guardando, para sempre, em nossos corações todas as boas memórias que compartilhamos ao longo de uma vida repleta de momentos especiais.
Aos amigos, comunicamos que a cerimônia de despedida ocorrerá na residência da nossa matriarca, no bairro Santo Antônio, e o sepultamento ocorrerá às 10h, desta quarta-feira (9).
Jorge, John, Marie Khoury Hedaye e família
A filha de dona Lea, Marie, fala em nota das qualidades da mãe. "Viveu plenamente a sua existência, deu frutos e deu sombra. Juazeiro perde uma referência na sua história social contemporânea de uma mulher que naturalmente enxergava além das nossas fronteiras. Sua personalidade forte e sua altivez transbordava em generosidade e caridade diante dos menos favorecidos. Era tratada como "tia", porém suas atitudes eram de "mãe dos pobres". Desnecessário, nesse momento, falar do seu legado e dos seus descendentes para não nos perdermos em homenagens piegas. Que N. S. das Grotes ilumine seus passos a morada do Pai e que Deus conforte os corações de Jorge, John, Marie e todos os familiares.
Da Redação RedeGN/Foto: Reprodução Instagram @johnkhouryjuazeiro
3 comentários
08 de Oct / 2024 às 16h59
Vai com Deus baluarte da causa das pessoas com deficiência. Como fundadora e primeira presidenta da APAE de Juazeiro, deu p pontapé inicial nos cuidados com os PCDs nesta terra.
08 de Oct / 2024 às 17h54
Só observando, Que Deus a acolha na sua glória, uma pessoa linda coração gigante, sempre tinha um sorriso e uma palavra para quem a procurasse. A melhor primeira dama que Juazeiro teve. Meus sentimentos a família.
09 de Oct / 2024 às 06h25
Ah fiquei sabendo. Muita gratidão a Dona Léa Minha mãe foi babá dos filhos dela. Minha mãe que nos deixou em 2020 tinha uma grande admiração por ela. Ela e Jorge khoury foram padrinhos do meu irmão. Gratidão eterna. Hoje moro em São Paulo mas minha infância foi em Juazeiro e sempre que ia a visitava.