Sebrae recebe alunos do Projeto Pequenos Empreendedores Motriz para intercâmbio cultural

A unidade do Sebrae em Juazeiro recebeu, para uma visita de intercâmbio cultural, dezenas de estudantes participantes do Projeto Pequenos Empreendedores Motriz, criado pelo Instituto Educacional Motriz. O encontro teve o objetivo de facilitar para os alunos o entendimento dos conceitos e aplicação prática dos temas empreendedorismo, sustentabilidade, inovação, cooperação, educação financeira, trabalho em equipe, entre outros.

Além de conhecer as dependências da unidade local do Sebrae, os alunos aproveitaram a ocasião para receber lições práticas que abordaram o funcionamento de uma empresa desde a concepção até o seu papel no mercado e na sociedade.

Na visão da diretora Gledsonia Miranda Gomes, a parceria com o Sebrae é um marco importante para o projeto Pequenos Empreendedores Motriz. “O Sebrae ofereceu um suporte fundamental fornecendo informações e exemplos práticos que enriqueceram o aprendizado dos alunos e ampliaram a visão deles sobre o mundo dos negócios e o empreendedorismo”, pontua.

A estudante Kemily Vitória de Lima Alves, 12 anos, está cursando o 7º ano, acredita que “a melhor forma de descrever essa experiência foi como um suspiro de esperança aos sonhos que ficaram guardados em meu coração. O incentivo para acreditar em si mesmo e ter pensamentos empreendedores foi um refúgio e um ato de esperança para nós que queremos ter um futuro próximo”, reconheceu a jovem.

Emanoel Morgado dos Santos, 11 anos, aluno do 6º ano, acredita que o Sebrae o ajudou muito a entender o projeto Empreendedores Motriz, do qual participa, e como funciona uma empresa.

Representando o Sebrae, o analista técnico e Embaixador do Programa de Educação Empreendedora na Regional Juazeiro, Edlan Amaral, foi o responsável por tirar as dúvidas dos estudantes, pertinentes aos temas abordados pelo projeto.

Em sua fala, Amaral ressaltou a felicidade em receber os pequenos empreendedores, extremamente curiosos e ávidos por conhecimento. “Muito além do que, necessariamente, iniciar um empreendimento, o que o Sebrae busca, de fato, é estimular a criatividade, protagonismo, inovação e solução de problemas, a fim de que estes alunos sejam agentes de transformação das suas realidades”, afirmou.

O projeto

Criado pelo Instituto Educacional Motriz, o projeto existe desde 2015 e é inédito no sistema educacional do município de Juazeiro. Este ano, iniciou em 14 de agosto e encerrará em 22 de outubro, atendendo a 150 alunos do 1º ao 7º ano do ensino fundamental. O projeto nasceu com o propósito de desenvolver nos alunos habilidades e comportamentos empreendedores, além de estimular o pensamento crítico, a criatividade, autonomia, responsabilidade, cooperação, e compreensão de conceitos como lucro, planejamento e sustentabilidade.

Carlos Humberto ASN/BA