Em Pernambuco, mais de 10 mil agentes estão atuando no esquema de segurança deste domingo (6), quando ocorre o primeiro turno das eleições municipais. Os profissionais integram a Operação Eleições 2024, detalhada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em reunião de monitoramento realizada no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).
Ao longo de todo o período da operação, que foi iniciada em 16 de agosto, 37.491 postos de trabalho extras. Houve um aumento de 19,5% em relação ao efetivo empregado no primeiro turno das eleições de 2020.
“Esse efetivo não diz respeito só ao dia do pleito. Nós tivemos que acompanhar e fazer o policiamento de comícios, carreatas e passeatas. As informações que nos foram passadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e as atividades programadas pelos candidatos com mais ações de rua levou à necessidade desse incremento”, afirmou Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social de Pernambuco.
Ativado nesta sexta-feira (6), o monitoramento das ações será feito a partir dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC´s) instalados no Recife, Caruaru e Serra Talhada, de onde serão realizadas as coordenações de todo o policiamento, com espelhamento de câmeras municipais e transmissão das imagens captadas por drones.
“Estarei no Centro Integrado do Recife no domingo, junto com os comandantes da Polícia Militar e dos Bombeiros, o chefe da Polícia Civil e as forças amigas. Se houver qualquer ocorrência com gravidade maior, todos os atores envolvidos estarão presentes dentro de uma mesma sala para que a decisão seja rápida e eficaz”, informou o secretário.
Além de atuar no policiamento ostensivo, a Polícia Militar será responsável por providenciar ainda as escoltas das urnas, com apoio de viaturas. Já a Polícia Civil vai atuar da Região Metropolitana ao Sertão, contando com ao menos uma delegacia de plantão, no sábado (5) e domingo (6).
Folha Pe Foto SDS
0 comentários