Insegurança: creche é furtada mais uma vez em Petrolina

A unidade do Nova Semente, Nossa Senhora Maria Auxiliadora, que fica no bairro Areia Branca, em Petrolina, foi arrombada no último domingo (22). Por causa do crime, a creche de tempo integral, que atende cerca de 160 crianças entre 6 meses e 4 anos de idade, ficou fechada nesta segunda-feira (23).

A Secretaria Municipal de Educação lamentou o crime de disse que as aulas serão retomadas nesta terça-feira (24).

Uma moradora do bairro, que não quis se identificar, disse que estava passando próximo ao local no momento do crime. Ela percebeu a movimentação estranha na porta da unidade.

“Eu vi uma movimentação suspeita, pessoas carregando algumas coisas e muito movimento dentro da creche, muito baralho. Era mais de uma pessoa. Tinha muito barulho, muito movimento”, diz a moradora.

Foram roubadas panelas, botijões de gás, itens da cozinha e da geladeira. Além disso, janelas e portas foram quebradas. Segundo professores, essa é a 12ª vez que a unidade do Nova Semente é furtada.

“Todas as vezes eles levam alguma coisa, só que dessa vez foi mais grave. Levaram todos os botijões, todas as panelas, levaram alimentos, liquidificador, micro-ondas. E aí, deixa a gente nessas condições, sem ter como receber as crianças”, lamenta gestora da unidade, Josimeire Vasconcelos.
A gestora da unidade afirma que realizou boletim de ocorrência e todas as vezes que a creche foi vítima da ação de bandidos. Diante dos constantes prejuízos, ela lamenta não poder atender os pequenos estudantes.

“Todas as vezes foram feitas ocorrência, a secretaria chega junto, repõe o material, refaz os reparos de portas e vidros. A gente pede que resolvam, porque não é fácil. Os pais precisam trabalhar e perdem o dia de serviço porque a gente não pode receber as crianças. Isso deixa a gente triste”.

Em nota, a Polícia Civil informou que está investigando o furto do último domingo. "Um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do crime".

"A Secretaria de Educação de Petrolina lamenta a ação criminosa de vândalos na unidade do Programa Nova Semente Nossa Senhora Maria Auxiliadora, no bairro Maria Auxiliadora, ocorrida na madrugada dessa segunda-feira (23). A Secretaria está dando toda assistência para realizar os reparos aos danos causados pelo arrombamento e garantir a recomposição do que foi violado e roubado, como itens da merenda escolar e equipamentos utilizados na cozinha. O boletim de ocorrência já foi registrado. 

A Secretaria de Educação esclarece que tem realizado um planejamento de ações para ampliar a segurança nas unidades da rede de ensino".
 

g1 petrolina