O Aeroporto de Barreiras passará por uma reforma e ampliação que visa modernizar a pista de pouso e decolagem, o pátio de aeronaves e as pistas de taxiway. O projeto, anunciado durante o evento realizado nesta segunda-feira (23), no Terminal da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), em Salvador, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho; e da Casa Civil, Rui Costa.
Com um investimento de R$ 44,1 milhões, a obra também inclui a construção de um novo terminal de passageiros, além da aquisição de equipamentos e a execução de serviços complementares. O prazo de conclusão é de oito meses.
Durante o evento, o governador falou sobre a importância dos investimentos em diferentes regiões do estado. “O país hoje se destaca em voos regionais. E nós, naturalmente, temos contado com a presença e o apoio dos ministros, nesse caso aqui, Rui e Sílvio, para atrairmos também as empresas aéreas para voarem não só para a capital”, afirmou Jerônimo.
O ministro Sílvio Costa Filho ressaltou a importância estratégica do aeroporto para o desenvolvimento do oeste baiano. “Com essa obra, Barreiras se consolidará como um polo logístico para a produção agrícola da região, encurtando distâncias e fortalecendo a competitividade do Brasil no comércio exterior. Estamos investindo para tornar a Bahia um dos principais centros logísticos do país.”
O Aeroporto de Barreiras, situado no topo da Serra da Bandeira, em uma das principais regiões produtoras de grãos e pecuária do Brasil, é um importante polo econômico do estado e está incluído no Plano Aeroviário Nacional (PAN), priorizando investimentos federais para sua modernização.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ressaltou o fortalecimento econômico promovido pelos investimentos no sistema viário. “Uma melhor logística significa aumentar a capacidade de competição do estado da Bahia para outros lugares, não só do Brasil, mas da América do Sul. Então eu acho que o agronegócio do Oeste ganha”, disse.
O empresário Gil Machado, representante da Comissão da Paz de Barreiras, destacou a importância do projeto. “É um divisor de águas para a nossa região, trazendo desenvolvimento para o turismo, educação e saúde. Será um grande benefício não só para Barreiras, mas para toda a região. A maior alegria será na inauguração, quando finalmente veremos esse equipamento em funcionamento.”
Infraestrutura Aeroportuária
Os investimentos na qualificação de aeródromos e aeroportos regionais na Bahia, entre 2023 e 2024, somam um total de R$ 366 milhões. Dentre as obras em andamento, destacam-se a construção do muro patrimonial no Aeroporto de Feira de Santana, além das obras de recuperação das pistas de pouso e decolagem nos aeródromos de Belmonte, Canavieiras, Barra e Xique-Xique. Em Luís Eduardo Magalhães, a requalificação do aeródromo está em fase final, com previsão de conclusão até o início de outubro.
Ao todo, 23 aeródromos foram desinterditados, permitindo a retomada de atividades, como transporte de valor e medicamentos, além de UTIs aéreas. Entre os aeródromos já requalificados estão o Aeroporto de Bom Jesus da Lapa, inaugurado em agosto do ano passado, e o Aeroporto de Ipiaú, entregue recentemente, no dia 11 de setembro.
Tácio Santos/GOVBA/Fotos: Feijão Almeida/GOVBA
2 comentários
24 de Sep / 2024 às 14h39
A Bahia precisa planejar seu aeroporto comercial, internacional e doméstico aqui no norte baiano dado ao crescente aumento da área irrigada na região. Cidades como; Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova, Sento-Sé, Remanso, Curaça, Uauá, Senhor do Bomfim Jaguari, Campo Formoso, Capim Grosso. É necessário um ponto que atenda as distâncias dessas regiões especialmente para escoar produtos da agricultura irrigada. Os baianos não se pode se acomodar e ficar utilizando aeroporto em outro estado, sendo que a Bahia por suas dimensões e grande importância da região exige um aeroporto aqui dentro do Estado.
24 de Sep / 2024 às 15h51
Srs leitores eleitores e população Juazeirense. Lá em Barreiras, eles podem fazer até outro aeroporto, colocar ouro por toda a cidade, que o candidato do PT, não irá chegar nem perto. Vão explicitamente, abertamente como é peculiar deles, fazer política partidária, apesar de muitas???, referente resultado das urnas, nível nacional, dubiamame/sutilmente fazem propaganda, quando na camisa q seguram tem escrito "decola Oeste" lá o agronegócio, quem dita as normas, o futuro já começou há anos. Que Deus, continue nos abençoando.