Ausências em debates/entrevistas de candidatos a prefeito de Juazeiro e Petrolina continuam sendo motivo de críticas

"É uma falta de respeito com o eleitor que quer ouvir as propostas, não votem em candidatos que não vão aos debates" O debate "É importante o candidato quer não vai a um debate ele não tem compromisso com sua cidade e com os eleitores. O povo quer saber das suas propostas e plaño de governo".

Estes são alguns das centenas de comentários de internautas sobre a estratégia usada pelos candidatos que não vão aos debates promovidos pela emissoras de Rádio e entidades.

A candidata à reeleição em Juazeiro, Suzana Ramos, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), não compareceu à entrevista marcada na quinta-feira (19), a data foi combinada após um sorteio realizado no dia 11 de setembro na sede da Rádio Grande Rio FM. O site do blog Nossa Voz, Sistema Grande Rio, destaca que Suzana Ramos é o principal nome da coligação composta por nove partidos: União Brasil, Cidadania, PMB, PDT, Republicanos, PRTB, Solidariedade, Democracia Cristã e o PSDB. 

"O assessor de campanha da candidata esteve presente na reunião realizada no dia 11 de setembro, que definiu a data da entrevista e foi informado das regras. Na quarta-feira (18), a assessoria de Suzana confirmou novamente sua participação. No entanto, por volta das 5h da manhã desta quinta-feira, a produção da rádio recebeu uma mensagem informando que “nossa prefeita não vai participar da entrevista, desde já agradeço a compreensão”.

A iniciativa é promover essas entrevistas faz parte de um esforço para incentivar o debate público e proporcionar aos eleitores de Juazeiro uma visão mais clara das propostas dos candidatos. A participação de todos os postulantes é vista como fundamental para o fortalecimento do processo democrático na cidade.

Essa semana a REDEGN mostrou que Eleitores de Juazeiro e Petrolina criticam candidatos que não comparecem aos debates e sabatinas promovidos por entidades e emissoras de Rádio. Pelas redes sociais centenas de comentários questionam a "ausência de alguns candidatos que não comparecem aos debates" e assim o eleitor perde a oportunidade de "saber quais os projetos e idéias caso sejam eleitos".

Na quinta-feira (19), a candidata a reeleição Suzana Ramos também não compareceu para a entrevista no Programa Preto no Branco, apresentado pela radialista Sibele Fonseca, transmitido na Trans Rio FM.

Na segunda-feira, (16 setembro) sem a presença da candidata a reeleição Suzana Ramos e do candidato Celso Carvalho, não compareceram a sabatina com os candidatos a prefeito de Juazeiro, evento realizado pela Aciaj; CDL; Sindilojas; Rádio Juazeiro e redeGN. Dos quatro candidatos apenas Andrei Gonçalves (MDB) e  Márcio Jandir (PP).

O debate foi mediado pelo jornalista Geraldo José. Andrei lamentou a ausência da atual prefeita Suzana Ramos. Já Marcio Jandir disse que não fará falta. "Vou mostrar o melhor projeto".

Internatuas elogiaram a "estrutura montada para receber os candidatos" e segundo os comentários, a "ausência é um desrespeito aos eleitores e cidadãos e com as novas tecnologias permitiram uma maior agilidade nos processos de debate, pois, através da internet, as informações podem ser obtidas em tempo real e os candidatos perdem a oportunidade inclusive de rebater notícias falsas e esclarecer as suas propostas".

O candidato a prefeito de Juazeiro (BA) pelo Partido Social Democrático (PSD), Celso Carvalho, também não compareceu à entrevista marcada para as 07h10 desta segunda-feira (16), conforme sorteio realizado no último dia 11 de setembro na sede da Rádio Grande Rio FM. A sabatina seria parte de uma série de entrevistas promovidas pela rádio com os candidatos à prefeitura de Juazeiro, visando contribuir com o processo democrático.

No inicio desse mês a REDEGN destacou que o candidato a reeleitção à prefitura de Petrolina também não tem participado dos debates. Este fato chamou a atenção durante o primeiro debate das eleições municipais de 2024, para prefeito de Petrolina, realizado pela Rádio Ponte FM 91.5. O debate foi transmitido pela rádio Ponte FM 91.5 e  repercutiu nas redes sociais o momento é que a candidata do Partido Liberal, Lara Cavalcanti, colocou uma marionete (boneco), representando o candidato Simão Durando, que havia confirmado presença mas não participou do debate entre os candidatos.

Redação redegn Foto redes sociais