PP substitui candidatos em Juazeiro; em nota, Márcio Jandir reafirma candidatura

Eis que surge um novo capítulo para as eleições municipais em Juazeiro. Na noite desta quinta-feira (19), a nossa Redação recebeu a Ata de Convenção Municipal do Partido/ Federação 11 - PP, que substituiu os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Márcio Jandir e Cida Gama, respectivamente, para o pleito deste ano. 

A Reunião da Comissão Provisória Municipal do Progressistas (PP) de Juazeiro aconteceu na última segunda-feira (16), para avaliar o cenário político no município e deliberar sobre a substituição dos candidatos, dentre outros assuntos.

Conforme consta em Ata, durante a reunião, o Presidente da Comissão Provisória Municipal ressaltou que a convenção partidária realizada em 05 de agosto de 2024 delegou poderes à Comissão Provisória Municipal para proceder com a substituição de candidatos: “Os convencionais deliberaram e decidiram outorgar à Comissão Provisória Municipal do Partido PP poderes para deliberar sobre quaisquer outros assuntos relativos às Eleições 2024, inclusive eventuais substituições de candidatos”. 

Por conta delegação, o Presidente esclareceu que o posicionamento do Tribunal Superior Eleitoral admite a exclusão do nome de um candidato e a indicação de um substituto por parte do Partido, quando houver delegação de poderes conferida pela Convenção (caso do Progressistas de Juazeiro), mesmo quando a substituição é requerida depois do deferimento do registro de candidatura do candidato substituído.

Na sequência, o Presidente também informou que, por meio de ato proferido em 15 de setembro de 2024, o Presidente Estadual do Progressistas na Bahia, Deputado Mário Silvio Mendes Negromonte Júnior, instou a Comissão Provisória Municipal a avaliar a viabilidade eleitoral das candidaturas proporcionais e majoritárias lançadas pelo partido e a promover a substituição daquelas que forem reputadas inviáveis, com menção expressa aos candidatos aos cargos majoritários, Marcio Jandir Silva Soares, inscrito na Justiça Eleitoral sob o n. 058717960507 e Maria Aparecida Gama de Oliveira, inscrita na Justiça Eleitoral sob o n. 064304740540, constando do referido ato que caberia à Comissão Provisória Municipal proceder com essa avaliação e escolher livremente os substitutos.

A proposta de substituição do candidato a Prefeito foi aprovada por unanimidade. Na sequência, também por unanimidade, foi aprovada a proposta de substituição da candidata a Vice-Prefeita. Prosseguindo nas discussões e debates, surgiram os nomes que foram colocados em votação para serem apresentados pelo Progressistas em substituição a esses candidatos. Para disputar o cargo de Prefeito(a), foi aprovado o nome de Jadilson José Silva de Oliveira, que usará na urna o nome de JADILSON OLIVEIRA, filiado(a) ao PP, inscrito na Justiça Eleitoral sob o n. 0970.6577.0531. Para disputar o cargo de Vice-Prefeito(a), foi aprovado o nome de LAERTE TOLENTINO COSTA, que usará na urna o nome de LAERTE TOLENTINO, também filiado(a) ao PP e inscrito na Justiça Eleitoral sob o n. 1132 2795 0574.

Em nota, Márcio Jandir reafirma que: "Está mantida a sua candidatura e não recebeu qualquer comunicação da Coligação JUAZEIRO DE TODA GENTE. Está protegido pela homologação de sua candidatura já transitada em julgado, lamenta as movimentações mesquinhas e pequenas dos políticos de Juazeiro, sobretudo depois de sua participação no debate promovido pela ACIAJ, no dia de ontem, tendo recebido a adesão de centenas de pessoas em suas redes sociais. Marcio Jandir e Cida Gama permanecem candidatos até o final do pleito, salvo essa não seja a vontade de Deus ou haja decisão judicial transitada em julgado em sentido contrário", diz a nota.
 

Da Redação RedeGN, com informações Comissão Provisória PP