Programação do II Encontro Regional da AMAB em Juazeiro aborda inovações sustentáveis no Poder Judiciário

A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), com o apoio científico da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), do Instituto Brasileiro de Direito, Desenvolvimento e Sustentabilidade (IBRADES) e da Prefeitura de Juazeiro, realiza o II Encontro Regional da AMAB, no dia 12 de setembro, no Teatro Luiz Galvão. O evento traz como tema central "Atualidades, Inovações Sustentáveis e Poder Judiciário", com uma programação voltada à discussão de temas de relevância para o Judiciário contemporâneo.

A abertura oficial ocorrerá às 9h00, com a participação de autoridades importantes como o presidente e vice-presidente da AMAB, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o Corregedor-Geral de Justiça, o diretor da UNICORP, o decano da Comarca de Juazeiro e o presidente do IBRADES.

O encontro contará com a presença de especialistas em temas variados, começando com a conferência de abertura, às 10h00, sobre "Criminalidade, Juiz das Garantias e Audiência de Custódia", ministrada por João Paulo Schoucair, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em seguida, às 10h40, o Juiz Tardelli Boaventura abordará "A Eficácia do Poder Judiciário frente às demandas predatórias". Ainda pela manhã, haverá o lançamento do livro do Desembargador Adonias e o painel "Direito e Sustentabilidade", com destaque para a palestra sobre "A Sustentabilidade na Gestão dos Tribunais", conduzida pelo Juiz federal Gabriel Wedy, ex-Presidente da AJUFE (Associação dos Juízes Federais).

Outro tema de grande relevância será apresentado pelo advogado Georges Humbert, presidente do IBRADES, que falará sobre "Autocomposição e Acordo Substitutivo".

O período da tarde traz duas abordagens inovadoras. O Painel 1, às 14h30, discutirá "Novas Abordagens Processuais de Consenso e Sistema de Precedentes", com palestras do doutor Ziel Ferreira Lopes, que tratará dos limites e possibilidades da consensualidade no processo civil, e de Lênio Streck, um dos mais respeitados juristas brasileiros, que questionará "Por que o sistema de precedentes não funciona?".

A programação segue com uma análise sobre o "Acordo de não persecução cível", ministrada por Fabricio Rocha Bastos, Promotor de justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro que também lançará livro sobre o tema da palestra, durante o evento.

A partir das 16h, o Painel 2 será dedicado aos desafios da aplicação de Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário, com o Juiz Eduardo Camillo, especializado em Direito Digital e IA. Ele discutirá como as inovações tecnológicas podem transformar o Poder Judiciário. Em seguida, o Desembargador Pablo Zuniga, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), abordará a "Sustentabilidade na Jurisprudência do TRF".

O encerramento será marcado por uma conferência proferida pelo Desembargador Antonio Adonias Aguiar Bastos, que falará sobre os "Desafios no exercício da Jurisdição na atualidade". A mesa de encerramento contará com a presença do Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Roberto Frank, do Presidente da AMAB, Desembargador Julio Travessa, e do Diretor da UNICORP, Desembargador Jatahy Júnior.

Ascom