Bahia: bombeiros já combateram 290 incêndios e intensificam ações

Nas últimas 72 horas, a América do Sul registrou 12,2 mil focos de fogo, segundo dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Brasil representa 69,3% desse total, com 8.520 registros. O aumento de queimadas em território brasileiro se deu no Cerrado, que se tornou o bioma com mais focos de domingo até esta terça-feira (10), tendo tido 4.267 registros. Esse número corresponde a 50,1% do total registrado no país durante o período analisado.

Na Bahia equipes de bombeiros militares empregados na Operação Florestal 2024 extinguiram incêndios nas cidades de Cotegipe, Casa Nova, Juazeiro e Bom Jesus da Lapa. Outras guarnições seguem combatendo incêndio florestal em algumas áreas nos municípios de Cotegipe, Casa Nova, Juazeiro e Bom Jesus da Lapa.

Outras equipes de bombeiros militares empregados na operação florestal realizam ações preventivas através de orientações que têm o objetivo de evitar a ocorrência de incêndios florestais nos municípios de Barreiras, Campo Alegre, Lourdes, Lençóis, Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista.

Atualmente estão empregados cerca de 150 bombeiros militares dedicados exclusivamente ao serviço desempenhado nas Bases Florestais. 290 incêndios foram combatidos, além da realização de 728 orientações preventivas.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que houvesse convocação imediata de bombeiros da Força Nacional, vindos de estados que não estão sendo diretamente atingidos pelos incêndios. O contingente será definido pelo Ministério da Justiça e Segurança Público. Dino ainda falou que o Brasil vive uma “pandemia de incêndios florestais” e julgou ser necessária uma mobilização como a feita contra o vírus da covid-19.

Redação redegn Foto Corpo Bombeiros Bahia