A previsão é que a barragem de Sobradinho atinja nesta sexta-feira (06), o volume útil com 52% de sua capacidade. A REDEGN obteve a informação junto a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
A vazão afluente (água que chega) é de 400 metros cúbicos por segundo. A defluência (água que sai) é 1300 metros cúbicos por segundo (m³/s).
O Comitê de Monitoramento de Setor Elétrico já está recomendando que o país adote medidas preventivas para garantir o abastecimento. A seca histórica pode afetar a geração de energia
O nível dos principais reservatórios das hidrelétricas caiu com a falta de chuva. Hoje, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, elas estão com 55% da capacidade de água armazenada. Em 2023, nessa mesma época, estavam com quase 80%.
E o governo considera que a situação pode piorar. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - que é formado pelo Ministério de Minas e Energia e outros órgãos do sistema - afirma que há incertezas sobre os efeitos do La Niña, associadas à previsão de menos chuva e temperaturas mais altas no próximo trimestre.
redação redegn Foto REDEGN
0 comentários