A agricultura familiar deu mais um passo importante para ampliar o acesso mercados nacionais. Nesta terça-feira (03/09), foi lançada, em Salvador, a 3ª edição do Projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Públicos de Municípios (Projeto ConSIM 3), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O projeto visa orientar tecnicamente e capacitar os consórcios públicos intermunicipais que buscam desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal, para a integração ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, o SISBI-POA.
Na Bahia, consórcios públicos assinaram o protocolo de intenções com o objetivo de desenvolver seus serviços de inspeção para produtos de origem animal de agricultores e agricultoras familiares, com intuito de garantir o selo e ampliar a comercialização para todo o Brasil, são eles: Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão (CDS Alto Sertão), de Desenvolvimento Sustentável do Território Piemonte Norte do Itapicuru (CDS Itapicuru), Intermunicipal Bacia do Rio Corrente, de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim (CDS Bacia do Paramirim); de Desenvolvimento Sustentável do Território Portal do Sertão (CDS Portal do Sertão), do Território Recôncavo (CTR), de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá (Consórcio Convale) e Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg).
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, comentou sobre essa união com o Governo Federal. "Hoje, fortalecemos essa parceria que tem dado certo com os consórcios intermunicipais porque ampliamos as possibilidades desses consórcios com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Nós já temos o SIM, o Susaf e agora o Sisbi, através do ConSim. Isso quer dizer que o agricultor e a agricultora familiar vão poder vender a sua produção no município, no território, no estado e, agora, no Brasil", detalhou.
O secretário-executivo do Consórcio Alto Sertão, Andeson Públio, afirmou que esse passo é fruto da parceria com o Governo do Estado, por meio do SIM. "A Bahia hoje é referência no Brasil, por conta do apoio que o Governo do Estado, por meio da CAR, dá aos consórcios públicos. Hoje, nós estamos organizados com o SIM, o Susaf e, agora, teremos a integração ao Sisbi. Isso vai significar mais oportunidade de comercialização dos produtos da agricultura familiar para todo o Brasil", analisou.
O resultado dessa parceria já é percebido pelos agricultores e agricultoras familiares como dona Edna Souza, dos ovos caipiras Sítio A Roça, de Serrinha. "O Selo SIM, juntamente com o Sisbi, triplicou a nossa produção para atender a mercados novos, com mais clientes. Isso possibilitou a ampliação do nosso entreposto, com a construção de novos galpões para atender à demanda", declarou a agricultora.
Já Alex Virgínio garantiu mais renda com os cortes especiais de carnes produzidos no seu entreposto Deliave, em Barreiras. "A concessão do Sisbi possibilitou escalar a comercialização dos nossos produtos não só regionalmente, mas para todo o estado e todo Brasil. Hoje, processamos não só os cortes especiais, mas passamos a processar alguns embutidos e outros derivados como almôndegas, hambúrgueres e linguiças", reforçou.
0 comentários