Em que pese o maior número superior de eleitores, Petrolina tem menos candidatos a vereador que Juazeiro, com 254 pedidos de registro, contra 310 na cidade baiana. Em Juazeiro já há seis baixas, com o carimbo de “Inapto", enquanto em Petrolina apenas duas candidaturas estão na mesma condição, conforme levantamento da redeGN.
Andrea França (PP) e Antônio do Amendoim (PSOL/Rede) renunciaram às candidaturas em Petrolina, pedidos já deferidos pela Justiça Eleitoral.
No município pernambucano 11 partidos e 3 Federações participam da eleição, buscando preencher as 23 vagas disponibilizadas para a Câmara Municipal.
Os partidos PDT; REPUBLICANOS; DC; AVANTE e MOBILIZA preencheram todas as vagas possíveis para disputar a eleição proporcional, com 24 pedidos de registros.
O União Popular (UP), com apenas 2 candidatos registrados e o Agir, com 3, são os que menos apresentaram nomes, conforme registros no TSE.
Confira o número de candidatos registrados por partido ou Federações, em Petrolina:
PDT – 24 Candidatos (Completo)
REPUBLICANOS - 24 Candidatos (Completo)
DEMOCRACIA CRISTÃ (DC) - 24 Candidatos (Completo)
AVANTE – 24 Candidatos (Completo)
MOBILIZA – 24 Candidatos (Completo)
PARTIDO PROGRESSISTA (PP) – 23 Candidatos
UNIÃO BRASIL - 22 candidatos
PSD – 18 Candidatos
Federação PT/ PV/ PCdoB – 18 Candidatos
PARTIDO LIBERAL (PL) – 17 Candidatos
FEDERAÇÃO PSDB/CIDADANIA – 17 Candidatos
FEDERAÇÃO PSOL/REDE – 10 Candidatos
AGIR – 03 Candidatos
UP (unidade Popular) – 02 Candidatos
Os números refletem dados publicados pelo TSE até este dia 02 de setembro, podendo haver modificações no decorrer do processo.
Em Petrolina, na última eleição proporcional, em 2020, 157.478 votos válidos foram apurados para vereador, resultando num coeficiente na casa de 6.800 votos para eleger o primeiro nome em cada partido ou coligação. Esse ano o coeficiente eleitoral deve se aproximar de 7,5 mil votos, um pouco mais, ou um pouco menos, a depender do comparecimento às urnas.
Da redação redeGN
0 comentários