Idoso é preso suspeito de abusar sexualmente da neta em Paulista

Um idoso foi preso suspeito de abusar sexualmente da neta no bairro de Nossa Senhora do Ó, em Paulista, no Grande Recife.

O homem foi localizado pela Delegacia de Polícia de Crimes Contra Criança e Adolescente (DECCA/DPCA), que deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva.

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), o idoso homem foi flagrado por uma vizinha em atitude suspeita com a neta. A vizinha informou a uma tia da menina e elas acionaram a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). No entanto, o homem não foi localizado  naquela ocasião.

A vítima confirmou que os abusos sexuais acontecem há dois anos, desde que ela tinha oito anos. O Delegado responsável Geraldo Costa afirmou que o relato da criança é compatível com laudos dos exames realizados no IML.
 
Posteriormente, ele foi encontrado em Nossa Senhora do Ó, em Paulista, e conduzido para o Centro de Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana da capital pernambucana.
 
A Polícia Civil repassou mais informações sobre o caso em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (16), no centro do Recife. Segundo a corporação, o suspseito chegou ainda a ameaçar a tia da menina pela denúncia. 
 
Ainda conforme informado pela corporação já foi preso por tráfico de drogas e por porte ilegal de arma de fogo.
 
Estatísticas 

Segundo dados da Secretaria Executiva da Vigilância em Saúde a Atenção Primária (SEVSAP/CIEVS/PE), de janeiro de 2023 a abril de 2024 foram registradas 2.003 notificações de violência sexual, com incidência maior em crianças e adolescentes da cor parda, do gênero feminino, e na faixa etária de 0 a 19 anos.

Confira alguns dos principais alertas emitidos pelas vítimas de abuso sexual:

1. Mudanças de Comportamento: Alterações bruscas no comportamento, como retraimento, agressividade, medo excessivo ou comportamento autodestrutivo.

2.Desenvolvimento Precoce: Desenvolvimento sexual precoce ou conhecimento/experimentação sexual inadequados para a idade.

3.Problemas Emocionais: Depressão, ansiedade, pesadelos frequentes ou outros problemas emocionais sem causa aparente.

4. Dificuldades Escolares: Queda no desempenho escolar, evasão escolar ou recusa em ir à escola.

5. Sinais Físicos: Lesões inexplicadas, como hematomas, cortes ou queimaduras.

6. Comportamento Sexual Inapropriado: Comportamento sexualmente explícito para a idade ou conhecimento sexual avançado.

Diário de Pernambuco