A corrida eleitoral em Juazeiro neste ano de 2024 foi marcada por muitos embates, polêmicas, disputas intensas de bastidores, com quase duas dezenas de pré-candidatos buscando a cadeira de prefeito ou prefeita, mas ao final do processo e prazos eleitorais terminou como poucos imaginavam: com apenas duas chapas inscritas: a da prefeita e candidata à reeleição, Suzana Ramos (PSDB) e do estreante Andrei Gonçalves (MDB), funcionário público da Caixa Econômica Federal. Veja Aqui-Eleições 2024: definidos os candidatos a prefeito (a) e vice em Juazeiro. Quem são eles e elas?
Em todo o Brasil a Justiça Eleitoral recebeu 451.988 registros de candidaturas de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que pretendem disputar as eleições municipais de outubro. Os dados estão na plataforma DivulgaCand, mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para centralizar os pedidos de registros de candidaturas em todo o país.
Até o momento, os tribunais regionais eleitorais (TREs) receberam 15.341 registros de candidaturas para prefeito, 15.415 para vice-prefeito e 421.232 para o cargo de vereador.
O registro será analisado pelo juiz da zona eleitoral da cidade na qual o candidato pretende concorrer. Entre as causas de inelegibilidade, está o julgamento de contas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A lista com o nome de 9,7 mil pessoas nessa situação foi entregue hoje ao TSE.
Se o juiz constatar a falta de algum documento, poderá pedir que o candidato resolva a pendência no prazo de até três dias. Caberá ao magistrado decidir se defere ou indefere a candidatura. Se o registro for negado, o candidato poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante o período de análise, as candidaturas poderão ser contestadas pelos adversários, partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral (MPE). Eles poderão denunciar alguma irregularidade no cumprimento dos requisitos legais para o registro.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Redação redegn com informações TSE
8 comentários
16 de Aug / 2024 às 12h06
Com dois candidatos a situação de Suzana se complica, governo mal avaliado. Fica difícil para ela. O povo quer mudança
16 de Aug / 2024 às 13h01
Suzanou melhor pra Juazeiro
16 de Aug / 2024 às 13h05
Suzanou melhor opção pra Juazeiro travessia urbana ruas asfaltada e isso em três anos imagino
16 de Aug / 2024 às 14h10
Se colocar uma carteira de trabalho na frente desse Tiano ele corre 200 km/h
16 de Aug / 2024 às 14h24
Um governo mal avaliado. Muito rejeitado pela população, mas que estava caminhando pela reeleição devido existir vários candidatos e ela tendo a máquina na mão. Terminado o tempo para registro das candidaturas e uma reorganização da oposição complicou para Susana.
16 de Aug / 2024 às 14h38
Meu sonho é ver a política, em juazeiro, ser tratada e praticada de forma VISCERAL,más infelizmente é praticada de forma INTESTINAL , SÓ PRODUZ MER...
16 de Aug / 2024 às 15h53
É uma eleição deque tem muita rejeição e um candidato novo com pouca rejeição quando entrar o governador e o presidente na campanha mudar tudo a prefeita tem o apoio da família Bandeira querendo ficar no poder .
16 de Aug / 2024 às 16h18
Suzanou de novo