Na última eleição foram registrados 388 candidatos ao cargo de vereador em Juazeiro Bahia. É a conhecida "briga" por uma cadeira de vereador. A curiosidade que teve candidato sem nenhum voto. Um dos mais eleitos obteve 2383 votos.
São 21 vagas para a Camara de Vereadores Casa Aprigio Duarte e o número de candidatos só será conhecido no dia 15 de agosto, prazo final para o registro das candidaturas. Desde fevereiro de 2024, o salário do vereador de Juazeiro, Bahia é de R$ 15.597,86.
O eleitorado de Juazeiro, Bahia, ano 2024 é de 160.276 eleitores aptos a votar. A eleição para vereador é considerada sempre acirrada.
A eleição para vereador é regida pelo sistema proporcional. Esse método busca dar maior equilíbrio às forças políticas dentro das casas legislativas; dessa maneira, nem sempre o candidato a vereador com o maior número de votos é eleito.
Na teoria, riginário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.
Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.
Redação redegn Foto arquivo
2 comentários
08 de Aug / 2024 às 13h25
Super SALÁRIO , AQUI EM JUAZEIRO ! EIAS A BRIGA TODOS QUEREM SER VEREADOR ! E OS PREFEITOS ? Aí é a onde o bicho pega.
08 de Aug / 2024 às 15h28
Não teremos 200 candidatos nesta eleição, agora os partidos precisam alcançar dez por cento dos votos validos para eleger o primeiro do grupo, se não alcançar os dez por cento nenhum será eleito, inclusive até mesmo as tais sobras deixou de existir. Não existe mais coligação proporcional, e número de vagas já não é mais o triplo ou a duplicidade das vagas na câmara, nem toso os partidos tem tempo de rádio ou televisão. Tá difícil viu, é a ditadura de Maduro expandindo se pelo continente.