O governo federal anunciou, na sexta-feira (2), a ampliação do programa Pé-de-Meia, para abarcar estudantes do ensino médio de escolas públicas cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com a expansão, cerca de um milhão de novos estudantes serão beneficiados.
Atualmente, o benefício abrange apenas estudantes de escolas públicas que fazem parte do Programa Bolsa Família. Por meio do Pé-de-meia, os alunos contemplados recebem um incentivo mensal de R$ 200, conforme a continuidade e frequência escolar, além de depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído com aprovação - que só podem ser retirados da poupança após a formatura no ensino médio. Desde o primeiro semestre de 2024, 2,7 milhões de jovens já receberam o incentivo.
Segundo a Agência Brasil, o anúncio da ampliação foi feito durante evento em Fortaleza (CE) com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Estudar é quase que uma coisa sagrada para um pai e uma mãe. Para nós, a maior herança que a gente pode deixar para o nosso filho é educá-lo, formá-lo cidadão ou cidadã, dar a ele uma profissão, para que ele possa trabalhar, e pelo seu trabalho, ter um salário digno e decente para cuidar da sua família. Essa é a grande paixão de qualquer pai e qualquer mãe", declarou o presidente.
Segundo o Ministério da Educação, os novos contemplados começam a receber o Pé-de-Meia a partir de agosto. Já os alunos de EJA receberão o benefício em setembro, com o início do semestre letivo nessa modalidade de ensino.
Bahia Notícias/Foto: Arquivo / Agência Brasil
0 comentários