Estudantes da EJA participam de ação educativa do TRE-BA sobre fake news e desinformação

A Comissão de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está promovendo, neste mês de julho, ações educativas em cinco escolas da rede municipal, sendo que três ainda serão visitadas: Clériston Andrade, Visconde de Cairu e Municipal da Engomadeira. A iniciativa faz parte do projeto “TRE em todo lugar no Enfrentamento à Desinformação”, que visa conscientizar a sociedade sobre os impactos negativos causados pelas fake news e desinformação.

Desde 2023, o projeto tem como público-alvo os estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA e, só no primeiro semestre de 2024, já atingiu mais de 400 estudantes e professores de diversas instituições da rede municipal de ensino, incluindo as escolas Abrigo Filhos do Povo, Leovícia Andrade, Nossa Senhora dos Anjos, D. Pedro I, Nossa Senhora da Paz, Governador Roberto Santos e Elysio Atahyde. 

“Esse projeto é um dos esforços de aproximação da Justiça Eleitoral junto à sociedade, com o intuito de alertar os cidadãos e as cidadãs sobre os impactos nocivos causados pelas fake news e desinformação, além de fomentar a se tornarem multiplicadores das informações disseminadas nas ações educativas promovidas,” reforça Adriana Passos, servidora da Secretaria de Planejamento de Estratégias, Inovação e de Eleições do TRE-BA.

Durante as atividades, os estudantes participam de um bate-papo sobre fake news e desinformação, conduzido de forma clara e lúdica. Além disso, os alunos são envolvidos em um jogo interativo sobre Desinformação e as Eleições e recebem um exemplar da revistinha "Urninha e Votinho no Combate às Fake News e à Desinformação". O projeto conta com o apoio da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação e de Gestão de Dados Pessoais (ASDINF).

Sobre o projeto-Iniciado em 2022, o projeto promove ações educativas em instituições de ensino e conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação de Salvador - SMED. Essas ações colaboram com os trabalhos da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral.

Além disso, o projeto foi cadastrado na plataforma Renovajud, contribuindo para o cumprimento da Mta 9 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consistente na implantação, no ano de 2024, de um projeto oriundo do Laboratório de Inovação, com participação de pelo menos um laboratório de outro tribunal ou órgão da administração pública, avaliando os benefícios à sociedade e relacionado à Agenda 2030.

TRE BA