Apagão global cibernético afeta bancos, mídia, telecomunicações e aeroportos em todo mundo

As principais companhias aéreas dos Estados Unidos interromperam voos nesta sexta-feira (19) citando problemas de comunicação, enquanto outras transportadoras, empresas de mídia e de telecomunicações ao redor do mundo também relataram falhas de sistema que interromperam suas operações.

A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália anunciou que diversas empresas foram afetadas por um "apagão técnico em larga escala".

American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos menos de uma hora depois que a Microsoft anunciou ter resolvido uma falha em seus serviços de nuvem que impactou várias companhias aéreas de baixo custo.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Nas redes sociais, alguns internautas registraram as telas de informações aos passageiros sem funcionar nos aeroportos. Um perfil no X compartilhou um vídeo em um aeroporto nos Estados Unidos, em que todos os painéis eletrônicos estão com a "tela azul", indicando erro.

Diversos países reportaram problemas técnicos que afetaram redes de televisão nacionais, aeroportos internacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços nesta sexta-feira.

Companhias nos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, Nova Zelândia, Índia, e Holanda também reportaram dificuldade. Ainda não há informações sobre problemas no Brasil.

O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras no território brasileiro: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.

Vários clientes também reclamavam nas redes, alertando que os aplicativos estavam fora do ar e relatando problemas para fazer login e pagamentos. Procurado, o Bradesco afirmou que os sistemas dos seus canais digitais ficaram indisponíveis nesta manhã por conta do apagão cibernético global.

"Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente", informou o banco em nota.

A REDEGN manteve contato com brasileiros que estão no Candá e relataram que "na quarta-feira passada já tiveram voo para o Brasil cancelado e voo remarcado para esta sexta-feira, 19"

"Estamos saindo o hotel agora na esperança que ao chegar no aeroporto tudo esteja confirmado para voltarmoa ao Brasil", disse José Ladislau.

Redegn com informações O Globo/Folha Pe Foto Ilustrativa