Produtores rurais e moradores do Projeto de Irrigação Maria Tereza, na zona rural de Petrolina, sertão de Pernambuco, bloquearam um trecho da PE 636, nesta segunda-feira (1º). Os manifestantes reclamam do excesso de buracos na rodovia, que dá acesso à comunidade.
O protesto começou por volta das 5h. Os manifestantes bloquearam a ponte do Núcleo 17, tocando fogo em pneus. Apenas ambulâncias e veículos da polícia eram autorizados a passar.
Segundo os moradores e produtores rurais, mesmo sendo recuperada a menos de dois anos, a estrada já está cheia de buracos e ondulações, o que dificulta o tráfego e já causou vários acidentes.
Os manifestantes dizem que já entraram em contato com a prefeitura e com o Departamento de Estradas de Rodagem do governo do estado. E querem uma solução para o problema.
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) disse em nota que "diante da situação precária em que se encontrava o trecho de acesso ao KM-25 do Projeto Maria Tereza, no ano de 2022, a gestão municipal viabilizou a recuperação viária de cerca de 14km da PE 636 de forma emergencial. O serviço de recapeamento foi possível graças a recursos destinados por meio de emenda parlamentar. A obra foi concluída naquele mesmo ano e o escoamento da produção agrícola voltou a fluir da forma adequada. No entanto, após análise técnica, foi verificado que o excesso de irrigação no entorno da via estava prejudicando o novo pavimento e provocando o surgimento de novos borrachudos e, consequentemente, buracos na pista".
Ainda segundo a nota, "é importante lembrar que a responsabilidade dessa via é estadual. No momento, a secretaria de infraestrutura, portanto, segue em dialogo com o Governo do Estado para buscar uma solução definitiva para a rodovia".
g1 Ba Foto reprodução
0 comentários