A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), investe em educação de qualidade e transforma a educação do município com a implantação de tecnologia. Uma ferramenta exitosa na prática pedagógica, a robótica integra diversas áreas do conhecimento, de maneira interativa, proporcionando aos alunos uma oportunidade única de aprender de forma lúdica e aplicada, estimulando a criatividade, a resolução de problemas e o trabalho em equipe.
"A Robótica é um projeto inédito na rede municipal de ensino de Juazeiro. Eu me sinto muito orgulhosa em contribuir para tornar nossa cidade uma referência de excelência no uso pedagógico de tecnologias educacionais. Todos os recursos implantados e conquistas adquiridas, não só incentivam nossos alunos, mas tornam o ensino cada vez mais atrativo, motivando a comunidade escolar a permanecer cada vez mais participativa no processo ensino-aprendizagem", destacou a prefeita Suzana Ramos.
Mais avanços e conquistas na educação-A rede municipal de ensino também conta com o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), órgão vinculado à Secretaria de Educação, que colabora com a formação de profissionais que atuam na educação municipal em áreas voltadas para a inovação tecnológica. Juazeiro foi a primeira cidade brasileira a receber o projeto pioneiro da gigante chinesa das telecomunicações, Huawei, com a implantação da tecnologia Wi-Fi 6, somado a entrega de 30 tablets e uma TV 65 polegadas smart classe, todos equipamentos de última geração para o melhor aproveitamento dos benefícios oferecidos pela tecnologia.
Juazeiro também foi o primeiro município brasileiro a receber chips com internet gratuita no celular para os estudantes, através do Programa Internet Brasil. Além disso, é a única cidade baiana escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Inovação Educação Conectada, que beneficia 58 unidades de ensino com internet de alta velocidade, incluindo as Praças Digitais, que contempla duas praças centrais da cidade com oferta de serviço de internet totalmente acessível e gratuito.
O município também se destaca em tecnologia e inovação com a implantação do projeto-piloto Minecraft Educacional, que promove engajamento em sala de aula, através da metodologia da gamificação. Além disso, houve a implantação do projeto 'Maluquinho por Robótica,' ofertado nos Anos Iniciais, 'Explorum', disponível para os Anos Finais, e 'Alfabetização e Letramento Digital', exclusivo para a EJA.
Para garantir ainda mais qualidade no ensino, com recursos próprios, a gestão municipal adquiriu mais de mil notebooks para auxiliar alunos e professores durante o processo de ensino e aprendizagem. 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) já foram contempladas com o Programa Escola Conectada, que oferta internet de alta velocidade de forma gratuita.
Faz parte ainda desse conjunto de avanços, a criação do portal EducaJuá (https://educacao.juazeiro.ba.gov.br/), que integra soluções simples, através de um sistema de automação de tarefas na gestão, incluindo o Mapa Educacional Interativo da rede municipal de ensino, com dados geográficos que oferecem informações sobre a localização exata das escolas municipais, facilitando a identificação das unidades de ensino, para melhor atender o interesse da comunidade.
Ascom Seduc/PMJ
1 comentário
27 de Jun / 2024 às 11h53
Francisco da TI na Educação merece todo o reconhecimento pelo seu empenho e dedicação na transformação tecnológica do ensino em Juazeiro. Seu trabalho não só moderniza e facilita o acesso à educação, mas também inspira alunos e professores a explorarem novas formas de aprendizado e desenvolvimento. Francisco, sua competência e visão inovadora são pilares fundamentais para o sucesso e excelência da educação no município. Parabéns pelo extraordinário trabalho!