Leitora questiona falta de medicamentos básicos na Farmácia Popular de Juazeiro: "Deixei de pagar minha energia para comprar medicação"

Soraia Ramos, leitora do Blog, encaminhou uma denúncia reclamando do "descaso dessa atual gestão" devido a falta de medicamentos nas unidades.

De acordo com Soraia, faltam medicamentos básicos na Farmácia Popular, frustrando a população que busca por atendimento.

"Estou cansada de tanto descaso dessa atual gestão. Não é de hoje que a falta de medicamentos básicos tem frustrado a população que busca Atendimento na Farmácia Popular (Central, Caps AD III, Samu e a do Bairro Argeniro ) em Juazeiro. Mas um fato inusitado tem chamado a atenção de todos.

Cadeiras vazias e pouca procura ao serviço, e não é difícil saber o motivo pelo qual isto tem acontecido. As unidade estão praticamente sem medicamentos o povo já está calejado de ir atrás e receber uma resposta negativa e sem previsão", conta.

Segundo ela, medicamentos como a sinvastatina - que serve para reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) estão em falta há quase 1 ano.

"Já está no oitavo mês seguido que busco em todas as unidades e não encontro, sem falar em outros já foram até esquecidos pela quantidade de tempo que os mesmo não estão mais disponíveis".

Ainda na denúncia, Soraia faz um apelo para que os vereadores fiscalizem o motivo dos medicamentos não estarem disponíveis.

"Gostaria de fazer um apelo a aqueles que se disem vereadores que façam urgente uma fiscalização pois hoje a Farmácia só distribui praticamente Losartana e hidroclorotiazida, aonde estão as fitas de Glicemia que nunca chegam e quando chega é para poucos selecionados, e nunca chega quantitativo suficientes para os usuários previamente cadastrados. Estamos cansados de passar por humilhação diária, deixei de pagar minha energia para comprar medicação pois estava passando mal assim como eu muitos tem deixado de buscar o serviço. Poucos minutos que estive lá na Farmácia Central só vi reclamação, as pessoas falando mal da atual gestão, a atual Secretaria de Saúde que desde quando assumiu a pasta nada fez. Eles dizem que estão trabalhando e trazendo melhoria para a população, mas o que se ver aqui é o pobre sendo deixado de lado, sendo cada vez mais humilhado, até porque quem buscar esse serviço é por que está sem recurso algum e realmente necessita. Ainda na Farmácia Central procurei saber do Farmacêutico se havia previsão de regularização do estoque que dia iria chegar e o mesmo deixou claro que não há previsão, dei uma simples olhada no local e percebi que o mesmo foi recentemente maquiado para inauguração e se encontra com o Bebedouro quebrado, porta da frente quebrada e muito mais. Busquei atendimento na Secretaria de Saúde e fui simplesmente inguinorada. Esse é o modelo de gestão que Juazeiro precisa pensar se realmente vale apena continuar pois não estão fazendo o básico do básico", finaliza.

O que diz a Sesau:

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) contesta a declaração de que estaria há quase um ano sem oferecer determinados medicamentos. O que acontecem é apenas  desabastecimento pontual de medicamentos, os quais são solucionados com brevidade pela Sesau.

Redação RedeGn - Espaço do leitor/ Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik