Núcleo Regional de Saúde realiza o Seminário: Hanseníase na Atenção Primária – Prevenção, Diagnóstico e Tratamento

O Núcleo Regional de Saúde realiza o Seminário: Hanseníase na Atenção Primária – Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. O evento conta com a participação de profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e fisioterapeutas) dos municípios da macrorregião norte. O evento ocorre entre  os dias 11 e 12 de junho com o objetivo de discutir e avançar no entendimento e na resposta a uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

De acordo com Pedro Alcântara, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, a hanseníase, ao longo dos séculos, tem sido envolta em estigma e mitos que perpetuam o sofrimento e a marginalização de muitos.

"No entanto estamos aqui hoje com um propósito claro: enfrentar esses estigmas com conhecimento, compaixão e ação.Que este seminário seja não apenas informativo, mas também transformador. Que juntos possamos trabalhar para erradicar o estigma e a injustiça associados à hanseníase, e construir um futuro onde todos tenham acesso igualitário aos cuidados de saúde e sejam tratados com dignidade e respeito", avaliou o medico Pedro Alcântara, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte.

Pedro Alcantara destacou que durante o seminário será a oportunidade de explorar os avanços científicos, médicos e sociais no diagnóstico, tratamento e prevenção da hanseníase. "Também vamos examinar de perto os desafios persistentes que enfrentamos, desde o acesso aos cuidados de saúde até a integração social dos pacientes. Mais do que apenas uma reunião de profissionais, este seminário é uma chamada à ação. Cada um de nós, seja um profissional de saúde, um pesquisador, um ativista ou um defensor dos direitos humanos, tem um papel vital a desempenhar na luta contra a hanseníase. É através da colaboração e do compromisso mútuo que podemos verdadeiramente fazer a diferença".

Participam do seminário o doutor Humberto Barreto - Médico Hansenólogo/SESAB, Dra Tânia Moreno – Médica Hansenóloga/UNIVASF, Dr Carlos Dornels – Fisioterapeuta/UNIVASF, Leila Lemos – Fisioterapeuta/SESAB, Greice Cruz e Thamires Cavalcanti – Referência Técnica do Programa da Hanseníase/DIVEP/SESAB.

Redação redegn Foto redes sociais