O período chuvoso no Brasil: como enfrentá-lo e evitar transtornos?


Foto de Erik Witsoe na Unsplash

No clima incrível, biodiverso e às vezes tempestuoso do Brasil, podemos distinguir duas estações nas áreas tropicais e 4 nas zonas temperadas ao sul. As duas estações tropicais são a estação seca e a estação chuvosa, ambas com suas peculiaridades e desafios. Embora a estação seca seja a oportunidade perfeita para ir à praia, à piscina ou a qualquer atração que envolva um reservatório de água para se refrescar, ela também traz desafios importantes, como manter-se hidratado e resistir às ondas de calor. O período chuvoso no Brasil, que começa no mês de maio, também traz desafios à sociedade, e cabe a ela saber enfrentá-los de forma adequada.

Uma das questões mais importantes é ficar atento à previsão do clima em Brasil segundo o Meteum, site que se dedica justamente a monitorar e prever o tempo em todo o país; Assim, você saberá se choverá em breve e poderá tomar precauções. Infelizmente, pouco pode ser feito para prevenir catástrofes relacionadas com as chuvas, e a única coisa que podemos fazer é mostrar solidariedade para com as vítimas e enviar toda a ajuda possível em tempo útil.

A estação das chuvas, um momento de renovação

Quando as chuvas finalmente caem, o clima fica mais fresco e as paisagens mais verdes e bonitas. Nas regiões tropicais, este é o momento em que as plantas aproveitam para florescer e quando a biodiversidade fica mais evidente. Porém, é preciso ter em mente que, para enfrentar as chuvas mais fortes, é hora de tomar medidas de prevenção e desfrutar de um clima mais agradável que, no entanto, pode se tornar tempestuoso num piscar de olhos.

  • Impermeabilização de telhados e paredes: é hora de fazer a manutenção da sua casa, sendo necessário impermeabilizar possíveis vazamentos ou filtrações. O Brasil está localizado no meio de uma floresta tropical, a Amazônia, então vai chover muito e você vai precisar da sua casa para poder se proteger da chuva.
  • Escolha roupas adequadas, leve sempre uma capa de chuva no carro, caso precise sair de casa quando houver previsão de chuva.
  • Prepare-se para uma maior frequência de doenças respiratórias, como a constipação comum, especialmente nos seus filhos, uma vez que o ar mais frio e húmido pode reter agentes patogénicos e irritar o trato respiratório.
  • Tenha sempre em mãos os números do serviço de emergência e dirija sempre com cuidado, levando em consideração estradas molhadas e problemas de visibilidade quando chove.
  • Faça a manutenção do seu carro, substitua os pneus por pneus adequados para chuva: impermeabilize e instale as peças de reposição que precisar para evitar possíveis quebras durante as chuvas.

Como enviar ajuda aos atingidos pelas chuvas?

A melhor forma de enviar ajuda às vítimas é entrando em contato com organizações não governamentais como o ACNUR ou a Bolsa do Samaritano, bem como com voluntários que estejam dispostos a levá-la ao Rio Grande do Sul, onde estão as terras onde ocorreram essas catástrofes. Se você tem uma empresa, é pessoal de saúde ou segurança, pode ser voluntário e trazer suprimentos, bem como seus serviços para cuidar dos feridos que possam precisar de sua ajuda.