HU-Univasf lança guia para pacientes em uso de nutrição enteral domiciliar

Chegou a 2ª edição do "Guia Multiprofissional de orientação para pacientes em uso de Nutrição Domiciliar". A iniciativa é do Comitê Multiprofissional de Terapia Nutricional (CMTN) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Uma das principais novidades é a inclusão de vídeos educativos, que visam facilitar o processo de orientação sobre o uso da nutrição enteral fora do ambiente hospitalar, garantindo a segurança e o bem-estar dos pacientes em domicílio.

De acordo com o Guia disponível na página do HU-Univasf, através do link bit.ly/guianutrihu, a nutrição enteral é uma alternativa terapêutica para alimentar pessoas que não podem se alimentar pela boca em quantidade suficiente para manter a saúde. Ela é administrada ao paciente por meio de uma sonda fina, que é um tubo fino, macio e flexível, e que leva a dieta líquida diretamente para o estômago ou intestino. Essa sonda pode ser posicionada via nasal (no nariz) ou oral (na boca), ou ainda implantada por meio de procedimento cirúrgico, realizado pelo médico, no estômago, duodeno ou jejuno (ostomia).

A nutricionista e presidente do CMTN, Izabelle Araújo, ressaltou a importância do material: "A elaboração do Guia teve como objetivo contribuir com a alta hospitalar do paciente em uso de nutrição enteral (NE), norteando as principais orientações dos profissionais envolvidos no cuidado desse paciente, e assim minimizar os impactos

nutricionais que podem ocorrer após a alta hospitalar, visando uma orientação multiprofissional bem estruturada e preferencialmente feita com antecedência para que a família possa se organizar". No Guia, encontram-se diretrizes elaboradas pelas áreas de Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina.

Combate à Desnutrição Hospitalar

A data de lançamento do Guia é simbólica, pois em 6 de junho é comemorado o Dia de Combate à Desnutrição Hospitalar e, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) realiza a campanha "Diga não à Desnutrição". O objetivo é conscientizar e estimular as equipes assistenciais a adotarem estratégias para enfrentar a desnutrição hospitalar, representando uma importante iniciativa na promoção da assistência nutricional segura.

A campanha consiste em 11 passos, formando a palavra DESNUTRIÇÃO, que incluem desde a avaliação nutricional até a orientação para a alta hospitalar. As diretrizes têm como objetivo traçar planos para identificação precoce e manejo da desnutrição em pacientes hospitalizados, promovendo a continuidade no cuidado intra-hospitalar e o engajamento do paciente e/ou familiares no tratamento. Conheça os passos:

1. Determine o risco e realize a avaliação nutricional;

2. Estabeleça as necessidades calóricas e proteicas;

3. Saiba a perda de peso e acompanhe o peso a cada 7 dias;

4. Não negligencie o jejum;

5. Utilize métodos para avaliar e acompanhar a adequação nutricional ingerida versus estimada;

6. Tente avaliar a massa e a função muscular;

7. Reabilite e mobilize precocemente;

8. Implemente, pelo menos, dois indicadores de qualidade;

9. Continuidade no cuidado intra-hospitalar e registro dos dados em prontuário;

10. Acolha e engaje o paciente e/ou familiares no tratamento;

11. Oriente a alta hospitalar.
 

Ascom HU-Univasf