Prefeitos de todo o Brasil desembarcam em Brasília, hoje (20), para participar da Marcha dos Prefeitos. O evento se estende até a próxima quinta-feira (23). Foram convidados líderes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O ato é promovido pela Confederação Brasileira de Municípios (CNM).
Um dos temas que será debatido pelos prefeitos é a desoneração da folha de pagamento dos municípios. Na última sexta-feira (17), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, suspendeu por 60 dias a liminar para restaurar a desoneração.
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, apesar de celebrar a decisão momentânea do ministro do STF, convocou os prefeitos para que continuem vigilantes, principalmente pelo avanço da matéria no Congresso Nacional.
“A nossa luta continua. Precisamos agora garantir a aprovação da Emenda de Plenário 06 à PEC 66/2023 no Senado para tornar a desoneração da folha uma medida permanente aos municípios. Hoje, temos R$ 248 bilhões de dívidas só no RGPS e, se nada for feito, daqui a pouco chega a R$ 1 trilhão essa dívida”, argumenta o líder municipalista.
Foto ilustrativa
1 comentário
20 de May / 2024 às 12h09
A maioria dos prefeitos só vai fazer turismo em brasilia, gastar dinheiro público em viagem e e diárias de hotel.