Com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade a participar da luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes a Prefeitura de Sento-Sé, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na sexta-feira (17) uma grande caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade.
A Caminhada “Faça Bonito” contou com a participação de fanfarras, os mascotes da campanha, integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), alunos de várias escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, professores, representantes dos órgão de compõem a rede de proteção às crianças e adolescentes, e população em geral, que munidos de cartazes, faixas e gritos de guerra chamaram a atenção da sociedade para a causa.
“Todos os anos nós realizamos essa caminhada para lembrar da importância de se combater a violência sexual contra as crianças e adolescentes. Seguimos com a programação durante todo o mês, já realizamos ações em comunidades do interior e vamos juntos combater esse mal e garantir os direitos das nossas crianças”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Jailson Rodrigues.
De acordo com a vice-presidente do CMDCA, Meire Lúcia Carvalho dos Santos, as ações da Campanha iniciaram em Sento-Sé esta semana. “Realizamos na quarta-feira, dia 15, com uma palestra na Escola D. Pedro I na comunidade de Aldeia, e vamos seguir todo o mês de maio com uma programação extensa, visitando escolas, levando informações aos nossos jovens, através de palestras, rodas de conversas, caminhadas na sede e interior e maratonas, com exposição de cartazes, cards em rede social, entre outras ações”, pontuou Meire Lúcia.
O professor e gestor do Colégio Municipal Dep. Jayro Sento-Sé Modelo CPM de Gestão Compartilhada, Wellington Dias de Carvalho Júnior, participou da caminhada que avaliou como positiva. “O evento de hoje reforça o compromisso da gestão municipal em cuidar das nossas crianças e adolescentes. A caminhada é uma mobilização que já acontece há vários anos e através dela podemos tocar em um assunto tão delicado e contribuir de alguma forma para a segurança das nossas crianças”, avaliou.
A estudante Júlia Borges Soares também participou da caminhada junto a equipe do NUCA e também aprovou a iniciativa. “A caminha em si é muito importante para despertarmos na população a consciência para a importância deste tema, e participar como integrante do NUCA torna tudo ainda mais emocionante, pois além de estar ali por uma boa causa, que é a Campanha Faça Bonito, estou com meus colegas e amigos”, disse a estudante.
Faça Bonito – A campanha em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), visa chamar a atenção da sociedade para o assunto que é preocupante. Em todo o Brasil, estados, municípios, setor empresarial e organizações da sociedade civil aderem à campanha para convocar a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
18 de maio – A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
0 comentários