A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), iniciou, nesta segunda-feira (06), mais uma turma do curso profissionalizante de Eletricista Instalador, no Residencial Dr. Humberto Pereira II.
A iniciativa gratuita faz parte do Trabalho Técnico-Social realizado nos residenciais do programa "Minha Casa, Minha Vida" e visa preparar a comunidade para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo.
O curso, que conta com 25 alunos, tem carga horária de 60h, dividida em aulas práticas e teóricas. Esse é um curso que, prioritariamente, coloca o aluno no mercado de trabalho. "A gente vai trabalhar toda a parte de instalação residencial, as normas regulamentadoras, os princípios básicos de eletricidade, estática, dinâmica, com o enfoque de gerar uma renda extra para quem já trabalha, de inserir os que estão desempregados no mercado de trabalho e, principalmente, dar a certificação para quem já trabalha na área", conta o professor, Ailton Martins.
Para Leandro Barbosa da Silva, o curso é uma oportunidade de ter uma profissão. "Eu sempre quis fazer esse curso, mas se tivesse que pagar seria muito caro e eu não tinha essa possibilidade. Quero aprender esse ofício e ter a oportunidade de me incluir nesse ramo. A minha expectativa é que eu consiga aprender muitas coisas".
No Residencial Dr. Humberto Pereira II, o Trabalho Técnico-Social é ministrado pela Empresa de Pesquisa Técnico-Social (Empetec), que também realiza atividades com foco na organização comunitária. "Esse trabalho realizado no Residencial não consiste apenas na oferta dos cursos profissionalizantes. Ele é um projeto bem completo. A previsão de execução é de 12 meses, com um investimento de aproximadamente R$ 400 mil e inclui atividades esportivas, cursos profissionalizantes, palestras e oficinas voltadas para todo o público residente na localidade", conta a assistente social, Lívia Barbosa, responsável técnica pelo trabalho social na Diretoria de Habitação da Sedes.
Os cursos ofertados em cada localidade são definidos de acordo com as necessidades e o interesse da própria comunidade.
Ascom Sedes/PMJ
0 comentários