Uma das obras mais aguardadas nos últimos tempos pelos juazeirenses segue em ritmo acelerado e com as equipes trabalhando a todo vapor para entregar ao município, uma obra que vai transformar a infraestrutura da cidade, a Travessia Urbana. A obra, que ficou parada por anos devido a irregularidades, foi destravada na gestão Suzana Ramos, que desde que assumiu o Paço Municipal, se esforçou para o destrave da obra, ao lado do deputado federal Adolfo Viana, conseguiram a retomada dos serviços.
Além da construção do viaduto na Lagoa de Calu, que está com a maioria das vigas concluídas e estrutura 70% pronta, um novo viaduto nas proximidades do Riacho do Macarrão, na BR-407, começou a ser construído. Tem ainda a construção da parede de contenção do aterro para a duplicação do trecho da BR-235, entre a rotatória do supermercado Assaí e a antiga rotatória da Lagoa de Calú, onde está sendo construído um viaduto. Recentemente, foi concluído o alargamento do trecho da BR-235, que liga a rotatória do supermercado Assaí a rotatória do Mercado do Produtor, onde equipes trabalham na construção de calçadas.
"Graças a Deus, o nosso esforço está sendo válido. Desde quando iniciei o meu mandato, em janeiro de 2021, comecei a luta para destravar essa obra, que estava parada no TCU por irregularidades e não podia receber recursos públicos. Quando muitos me criticavam por ir bater nas portas dos ministérios, dizendo que eu não conseguiria, muitos não acreditavam na retomada da obra e hoje ela é uma realidade. Daqui a, pelo menos, uns 2 a 3 anos, todos nós nos orgulharemos desta obra que vai mudar a infraestrutura da nossa cidade com o fim da 'ponte picolé'", destacou a prefeita Suzana Ramos.
A gestora concluiu destacando o esforço para minimizar os impactos causados pela obra. "Toda obra tem transtorno, mas, nós estamos cobrando ao DNIT para que sejam sanados e que a população não fique prejudicada. Estamos tendo uma dificuldade na comunicação com o DNIT órgão responsável pela obra, mas não deixaremos de buscar respostas e soluções para sanar os transtornos. Seguiremos atentos, acompanhando de forma constante para garantir que Juazeiro tenha a obra tão sonhada com qualidade e acima de tudo funcionalidade", concluiu a gestora.
A obra
Ao assumir a Prefeitura, em janeiro de 2021, a prefeita Suzana Ramos foi à Brasília com o objetivo de destravar a importante obra que estava impedida de receber recursos públicos. Com o apoio do deputado federal, Adolfo Viana, que colocou uma emenda de R$ 2 milhões, foi possível refazer o projeto, corrigir as irregularidades e deixa-lo apto para ser pago com recursos federais. Suzana Ramos também pleiteou e articulou para que a licitação fosse realizada e conquistou R$ 53 milhões no orçamento deste ano para o início das obras, conquista que também contou com a participação do deputado estadual Jordávio Ramos.
A obra possui um orçamento de mais de R$ 180 milhões e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de cinco viadutos, sendo eles: na saída da ponte, nas proximidades do supermercado Assaí, na antiga rotatória da Lagoa de Calú, nas proximidades do Mercado do Produtor e outro na BA-210, e alças de acesso e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias.
Lucas Lima - Ascom/PMJ
10 comentários
22 de Apr / 2024 às 21h06
Vamos para a manifestação terça feira em frente a estação,vamos protestar contra essa bagunça que foi feita nessa obra
22 de Apr / 2024 às 22h09
Tudo balela destroem tudo sem planejamento um absurdo falta material HUMANO essa obra minha PREFEITA pode lhe custar a sua REELEIÇÃO.
22 de Apr / 2024 às 23h23
E os postes que estão ao longo da pista, vão esperar os carros terminar de derrubar?
23 de Apr / 2024 às 05h18
Vou nem comentar
23 de Apr / 2024 às 07h22
Engraçado que quando a obra estava em andamento entre os bairros Piranga e João XXIII, não vi ninguém falando em manifestação, e veja que se for compara os comerciais em torno de Piranga ficou bem mais prejudicado Dq os do Calu
23 de Apr / 2024 às 07h24
Quem transita por ali pode observar que foi criado desvios para que os caminhões e clientes possam ter acesso os comércios do Calu, os acessos estão por trás do mercantil
23 de Apr / 2024 às 07h38
Kkkk. Pinoquia
23 de Apr / 2024 às 08h44
Obra mal planeja, não pensaram nos moradores, em quem mora nos bairros proximos o acesso e saida dos bairros, outra coisa não tem ILUMINAÇÃO tudo no escuro, um cidadão corre sério risco de vida ao atravessa a pista de um bairro para outro, gente é um absurdo o que fizeram.
23 de Apr / 2024 às 10h05
Serviço de pecima qualidade. Os 21 Vereadores incompetentees dessa cidade não servem nem pra fiscalizar. É cartel de combustível,de gás,etc. Pense numa cidade que acabaram faz tempo
23 de Apr / 2024 às 18h40
Essa prefeitura não fala coisa com coisa tudo mal feito e achando uma maravilha, aguem tem que parar essa obra tá tudo errado, tanto espaço não duplicaram a 235 acorda juazeiro cresceu uma via simples não resolve.