Ainda tem muita chuva para cair sobre boa parte da Região Nordeste nos próximos dias. Os modelos matemáticos de previsão do tempo estão indicando probabilidade alta de acumulados expressivos para algumas localidades nas próximas semanas.
Por conta da persistência da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) há várias semanas, a faixa norte da região, englobando áreas ao norte dos estados Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, continuará recebendo os maiores volumes, com acumulados de 150 até 200 milímetros (mm) até o fim da primeira quinzena de abril.
Os estados de Pernambuco, Paraíba devem receber chuvas expressivas, porém em patamares menores, na faixa de 100 mm.
Na Bahia, também são esperados acumulados na casa de 100 mm no Extremo-Oeste, assim como deve ocorrer nas demais áreas da Matopiba, região produtiva que engloba áreas do Maranhão, Tocantins e Piauí. Patamares semelhantes de precipitação também são esperados para Salvador e para toda faixa litorânea ao sul da capital.
Nas áreas à margem direita do Rio São Francisco até a foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, e até próximo à faixa litorânea da Bahia, os volumes de chuvas previstos são menores, com possibilidade de diminuição da circulação de umidade a partir desde fim de semana, e chuvas isoladas ao longo da próxima semana. Nestas áreas, o período de chuvas está próximo do fim, enquanto as demais partes do Nordeste ainda têm a estação chuvosa em curso.
Segunda quinzena-As previsões de médio e longo prazo indicam a continuidade da tendência de chuvas mais volumosas na faixa norte do Nordeste, e volumes menores nas demais áreas. Alguns modelos indicam que o acumulado de chuva no litoral desta faixa podem superar os 400 mm até o fim de abril, e a até 650 mm até meados de maio.
Agencia Sertão
0 comentários