A Rede Impacta Bioeconomia, projeto realizado em parceria pelas Universidades Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Federal de Pernambuco (UFPE) e pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), recebeu uma moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Petrolina – Casa Vereador Plínio Amorim.
A moção de aplausos é uma forma da Câmara de Vereadores reconhecer tanto pessoas como instituições que contribuem para o desenvolvimento econômico e social da cidade.
A moção de aplausos foi uma iniciativa do vereador Gilmar dos Santos Pereira e foi aprovada por unanimidade pelos membros presentes na 3ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo do ano de 2024, realizada no dia 27 de fevereiro. A homenagem destacou que a Rede Impacta Bioeconomia, com o uso das plantas medicinais do Bioma Caatinga, poderá gerar produtos de alto valor agregado para fortalecer a agricultura familiar, das cooperativas e associações da região, através da Univasf e das parceiras. A sessão aconteceu no dia 14 de março na Câmara Municipal de Petrolina, com a presença do professor do Colegiado de Farmácia Jackson Guedes, coordenador da Rede Impacta Bioeconomia na Univasf, e foi transmitida pelo YouTube, onde está disponível para ser assistida.
Para Guedes, a Câmara de Vereadores homenageou o projeto pelo seu apelo social, que irá desenvolver uma cadeia produtiva a partir de produtos oriundos da agricultura familiar, agroecologia e dos biomas da região Nordeste, aplicados à saúde com a produção de medicamentos a partir da pesquisa e inovação. “Nosso objetivo é reunir os pequenos agricultores, o pessoal das associações e das cooperativas, identificar as culturas que eles trabalham para podermos trabalhar essas cadeias produtivas e gerar, no futuro, cosméticos, suplementos alimentares e medicamentos fitoterápicos”, comenta o docente.
Portal Univasf
0 comentários