Daniel Alves foi um renomado jogador de futebol brasileiro que alcançou grande sucesso ao longo de sua carreira. Até agosto do ano passado, ele era o maior campeão da modalidade de lateral-direita, acumulando 42 títulos, sendo o segundo jogador com mais títulos oficiais na história do futebol.
Desde o dia 20 de janeiro de 2023, o ex-jogador estava detido na Espanha de forma preventiva devido à acusação de agressão sexual. Acusado de ter estuprado uma mulher de 23 anos em uma casa noturna de Barcelona, no dia 30 de dezembro de 2022,
inicialmente Daniel afirmou que nem sequer a conhecia; no entanto, posteriormente admitiu que manteve relações consensuais com a mulher em questão.
Após ter quatro pedidos de liberdade provisória negados, o jogador teve seu julgamento marcado para fevereiro de 2024, onde foi condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual, além de pagar uma indenização de 150 mil euros por danos morais e físicos.
Daniel Alves nasceu em Juazeiro-BA, onde uma estátua em tamanho real em sua homenagem foi erguida desde 2020, em reconhecimento à sua importante trajetória no futebol nacional e internacional. Após sua condenação, os moradores de sua cidade natal estão exigindo que a prefeitura remova a estátua da orla da cidade.
Em comunicado, a prefeitura de Juazeiro afirmou que, neste momento, não está considerando a remoção da estátua e destacou que está focada em lidar com "demandas mais urgentes".
A prisão de Daniel Alves causou grande repercussão, levantando questionamentos e provocando manifestações a favor da retirada da estátua no município.
Em fevereiro deste ano, a estátua foi vandalizada com tinta. E no dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher, manifestantes exibiram cartazes com frases que ressaltavam a importância de conscientizar a sociedade sobre o respeito aos direitos das mulheres, reforçando a exigência de retirada da estátua, que normaliza a cultura do estupro e a violência contra mulheres.
A União Brasileira de Mulheres de Juazeiro-BA e outros movimentos sociais da cidade vêm reforçando a pauta e tentando chamar atenção dos gestores municipais. Após toda a repercussão, a jovem Manuella Tyler Medrado, militante por direitos humanos e residente do município, instaurou uma solicitação ao Ministério Público da Bahia, onde o mesmo já foi registrado e encaminhado à Promotoria de Justiça de Juazeiro-BA sobre número:
003.9.102284/2024.
Em vídeo nas redes sociais, Manuella Tyler explica o porquê o monumento precisa ser removido, e como a presença da estátua é a validação e celebração das ações, minimizando a gravidade dos atos e como a imagem é traumática e perturbadora para quem já foi vítima de violências sexuais.
Explica também quais condutas devem ser tomadas para educação, conscientização e responsabilização dos agressores, evidenciando que a contribuição do jogador ao universo do esporte é notável, mas que o crime se sobrepõe a tudo.
17 comentários
20 de Mar / 2024 às 09h31
Agora lascou. Por tudo que esse cara fez por nossa regiao. Por um ato infeliz querem apagar a memoria. Me poupem viu feministas
20 de Mar / 2024 às 10h04
“Após sua condenação, os moradores de sua cidade natal estão exigindo que a prefeitura remova a estátua da orla da cidade” Há controvérsias em relação a essa afirmativa do autor desse texto, não se pode generalizar até porque entre “os moradores” de Juazeiro está à família de Daniel e com certeza ela não quer isso, assim como outras pessoas também foram contra a retirada do monumento, bom o blog rever essa afirmativa!
20 de Mar / 2024 às 11h21
VEM AÍ MAIS UMA CANDIDATURA A VEREANÇA.
20 de Mar / 2024 às 11h22
Em todos os lugares do nordeste tem a estátua de lampião o maior assassino que o sertão já viu
20 de Mar / 2024 às 11h40
Porrada de idiotas! Não tem nada a ver !não foi a estátua que co$@$ a espanhola! Deixem de hipocrisia sem juízo e noção!DANIEL TEM UM LEGADO POSITIVO!a ação a justiça já condenou ,não precisa jogar pedra bando de pecadores
20 de Mar / 2024 às 12h58
Tudo que ele fez o quê, cite benfeitorias? Erro não, erro é um equivoco, um engano, um erro de calculo, ele cometeu crime, pare de apoiar criminoso, ele foi julgado e condenado.
20 de Mar / 2024 às 13h01
Tudo que ele fez o quê, cite benfeitorias? Erro não, erro é um equivoco, um engano, um erro de calculo, ele cometeu crime, pare de apoiar criminoso, ele foi julgado e condenado.
20 de Mar / 2024 às 14h03
Daniel, guerreiro, tamo junto, tu vai conseguir provar tua inocência, mas nunca mais saia com periguetes..
20 de Mar / 2024 às 14h06
Sei não viu, o povo de Juazeiro podendo apoiar o cara, pois nem se sabe se ele cometeu mesmo. E mais ele pode ser um futuro investidor na cidade. Pode abrir uma fábrica de artigos esportivos, pode montar uma escola de futebol conveniada com times espenhois pra exportar craques da cidade.
20 de Mar / 2024 às 14h25
Quanta hipocrisia...
20 de Mar / 2024 às 14h35
Vocês já verificaram se Manuella Tyler Medrado, é natural de Juazeiro? Agora todo mundo que aparecer nas costas dos outros. Vai correr atrás de conseguir sexta básica para doar para os menos favorecido.
20 de Mar / 2024 às 15h16
Srs leitores. Desde sempre, sou contra a retirada da estátua de Daniel Alves. O MP, está fazendo o que lhe compete, porém, nós Juazeirenses, iremos sugerir a não retirada. A estátua, alí colocada, está homenageando/reconhecendo o atleta Daniel Alves, pelo feito como jogador de futebol, e, afim, por elevar ainda mais, o nome da nossa cidade, no cenário mundial.
20 de Mar / 2024 às 15h20
Srs leitores. Como já disse, não quero que tire a estátua de Daniel Alves. Se essa moda de retirada de homenagem pegar, lolo logo, muitos logradouros públicos, irão ficar sem nome dos homenageados.
20 de Mar / 2024 às 15h27
Essa gente nunca fez e nem fará nada por nossa cidade. Ivete, Daniel, João Gilberto. E ainda tem gente que endeusa esses filhos ingratos
20 de Mar / 2024 às 15h29
Devolvam para o idealizador ( Paulo Bonfim) Assim a estátua terá o mesmo destino que ele.kkkkkk
20 de Mar / 2024 às 17h19
Eu não vi essa tal ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES VIRTUOSAS DE JUAZEIRO no Carnaval, quando músicas quê ofenderam TODAS AS MULHERES, é insano essa atitude de querer apagar a história do ATLETA, o quê ele fez como indivíduo já foi julgado e condenado,
21 de Mar / 2024 às 08h19
Para os Idiotas de plantão! Não é o povo de Juazeiro, mas sim meia dúzia de hipócritas e não generalize mente pequena. A maioria não permite esse absurdo, pois você que critica na maioria é um viciado que incentiva o trafico de drogas e ainda diz que não faz mal a ninguém. Coitadinhos dos falsos moralistas hipócritas e sujos...Bandidos na Europa tem de montão e não gostam de brasileiros.