Mais de 400 estudantes da rede municipal de Juazeiro participam de projeto lúdico sobre ciência da Univasf

Com o objetivo de tornar a ciência mais acessível, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), promoveu na manhã desta terça-feira (12), na Escola Municipal José de Amorim, uma ação do projeto 'EACC vai à escola'. A iniciativa oferece, de forma lúdica, conhecimentos científicos sobre física, química, matemática e todas as áreas afins.

Mais de 400 estudantes da unidade de ensino participaram da mostra científica. A iniciativa foi desenvolvida pelo Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) do Museu das Ciências da Univasf. "O EACC é um espaço referência regional na divulgação científica. Então, essa iniciativa busca contemplar estudantes do ensino básico do Vale do São Francisco, através de visitações às escolas, principalmente de ensino público, que encontram maiores dificuldades de visitar de forma presencial nosso museu físico, localizado na Orla de Petrolina. A ideia é oportunizar que esses estudantes criem conexões com a ciência a partir de experimentos, oficinas e apresentação de elementos regionais, como vegetação e animais nativos", explicou Bianca Batista Soares, educadora do Projeto EACC.

A aluna do 5° ano, Laisla Souza da Silva, de 10 anos, compartilhou o entusiasmo de participar da programação. "Essa é a segunda vez que nós participamos dessa atividade na escola e eu achei super legal e interessante, porque podemos aprender sobre assuntos que temos dificuldade de forma divertida", declarou Laisla.

"Esse é um momento em que a escola recebe o Museu da Ciência em nosso espaço de ensino aprendizado, o que é muito legal, porque consegue atender a um número muito maior de alunos, contemplando estudantes desde o Ensino Infantil até o 9° ano do Ensino Fundamental. É a oportunidade de nossos estudantes acessarem palestras, manipularem experimentos e vivenciarem os conceitos científicos de forma prática e lúdica, tornando-se multiplicadores desses aprendizados", destacou a gestora da Escola José de Amorim, Jailma Carvalho Oliveira.
 

Camila Santana – Ascom Seduc/ PMJ/Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/ PMJ