A medida que as eleições municipais de 2024 vão se aproximando, o número de pré-candidatos a prefeito de Juazeiro, em vez de afunilar, amplia-se, com novos nomes aparecendo no tabuleiro eleitoral.
Nas duas últimas semanas pelo menos três novos pré-candidatos colocaram seus nomes, omando-se a pelo menos nove que já pleiteiavam a vaga de Suzana Ramos (PSDB).
Só no PT são quatro pretendentes, com Isaac Carvalho anunciado como pré-candidato oficial e pelo menos três, na suplência, aguardando uma possível inelegibilidade dele para pleitear a vaga do partido: Tom Zé, Edson Tanuri e Márcio Jandir.
No PV o deputado Roberto Carlos se apresenta como postulante pela Federação Partidária quem reune PT e PCdoB.
Representando o PCdoB, que reivindica a jerônimo a cabeça de chapa em Juazeiro, Zó é o pré-candidato.
O ex-deputado Pedro Alcântara, pelo PSD, coordenador de Saúde da Regional Norte, com histórico de muitos mandatos na Assembleia Legislativa da Bahia, também reinvindica a vaga de prefeito.
O PSB, de Joseph Bandeira, tem pré-candidato, o próprio, com aval da presidente estadual da legenda na Bahia, Lídice da Mata, mas o vice-prefeito do município, Leonardo Bandeira, defende a volta do pai para as bases de Suzana Ramos. Nesta questão há promessas de racha, ou na base de Suzana ou na relação política entre pai e filho.
No MDB Andrei da Caixa se apesenta como pré-candidato. No PP o nome é Ribeiro da Hidroforte.
O Agir, antigo PTC, também tem pré-candidato: o empresário Josué da Jotarte já se apresentou ao eleitor juazeirense afirmando que "não tem compromisso com barganhas e que vai até o fim, doa em quem doer".
Entre as mulheres, além da prefeita Suzana Ramos, única com vaga garantida na urna eleitoral, por enquanto, já que tem a confirmação do seu partido em todas as instãncias, aparecem mais duas: Célia Regina, sem legenda definida, fala-se em PSOL ou Rede, e com viés progressista e a professora Maeth, conservadora e bolsonarista, que garante que está no páreo e vai até o fim.
No campo da direita mais um pré-candidato, Aécio, se apresenta ao “estimado público”, pelo NOVO, com uma proposta que promete “Melhoria da Gestão Pública, entregando mais resultado e facilitando a vida de quem Trabalha”.
No tabuleiro político local, todas as candidaturas, em que pese se apresentarem como definitivas, estão sujeitas a interferências de escalões partidários mais altos, o que não é uma novidade.
Sem concenso nas hostes de oposição à Suzana, tudo leva a crer que é pouco provável uma redução de candidatos por esses dias e não será uma novidade se a lista de postulantes aumentar, afinal partidos no Brasil é o que não falta.
De camarote, candidatissima e sem demonstrar, pelo menos publicamente, nehuma procupação com o pleito, a prefeita Suzana Ramos, com a chave do cofre na mão, governa.
Da redação redeGN
15 comentários
03 de Mar / 2024 às 21h26
A prefeita achava que essa travessia urbana seria.bom pra ela...aí vai ser seu maior concorrente,vai lá na piranga e no João 23 pra senhora ver a revolta.rsrsrs Uma obra que piorou os dois bairros, acabou o comércio e os idosos não tem onde passar de uma bairro a outro..e o pior que essa mulher não fala nada,não abre a boca pra nada.tenta ajeitar isso aí...
03 de Mar / 2024 às 23h37
Juazeirense, é obra do DENIT não é municipal eis o motivo!quem pode dar pitacos é os deputados federais!mas em relação a leva de candidatos BEEEM CONHECIDOS E INCLUSIVE UM INELEGÍVEL, continuo eu e minha família com SUZANA
04 de Mar / 2024 às 01h20
Tanto nome e ninguém tem coragem de falar em Gleidson Medrado, o único nome que aparece nas pesquisas expontâneas…
04 de Mar / 2024 às 02h03
A vaca é boa de leite ( Juazeiro ba)
04 de Mar / 2024 às 05h24
A lista está incompleta, está faltando os nomes de Reinaldo da Gráfica e do heroi da gadalândia municipal q foi preso na tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023.
04 de Mar / 2024 às 06h48
A oposição deveria apoiar Dr. Pedro Alcântara excelente médico, político competente e honesto. Comprometido com tudo que faz, uma vida dedicada à Juazeiro e Região. Êle merece.
04 de Mar / 2024 às 07h28
Tá faltando o nome do Professor Messias Aparecido, ele que trabalha no município de Petrolina, mas permanece residindo em Juazeiro da Bahia, será a surpresa para todos. Ouvir dizer que ele está trazendo um novo partido para concorrer a eleição. E vai assombrar muita gente, para esses velhos políticos o fantasma ronda suas pretensões. Eu estou com Aparecido.
04 de Mar / 2024 às 07h36
Gostaria de votar com o Professor Messias Aparecido, ele que foi Candidato em 96, deveria tentar mais uma vez, eu repetiria o meu voto. Aparecido está trabalhando segundo as informações que obtive, já por muitos anos na cidade de Petrolina, na Prefeitura de Petrolina, conheçe muito do SUAS, da Educação, e do SUS. tem prestado relevantes serviços a aquela cidade.
04 de Mar / 2024 às 07h37
Tá faltando o nome do Professor Messias Aparecido, ele que trabalha no município de Petrolina, mas permanece residindo em Juazeiro da Bahia, será a surpresa para todos. Ouvir dizer que ele está trazendo um novo partido para concorrer a eleição. E vai assombrar muita gente, para esses velhos políticos o fantasma ronda suas pretensões. Eu estou com Aparecido.
04 de Mar / 2024 às 07h50
"NOS SE FINGE DE LEITÃO PRA PODER MAMAR DEITADO .KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
04 de Mar / 2024 às 13h33
Com toda dificultada de governa a prefeita ta sendo uma guerreira sem apoio do governa so na dependências de emendas dos seus dep.Federal merece a reeleição mas ta na mão de Deus e do povo
04 de Mar / 2024 às 18h46
Tem jeito não, esses candidatos aí não são páreos, vão levar marretada.
07 de Mar / 2024 às 19h31
Juazeiro,a cidade da imundícia, esgoto e lama a céu aberto, tanto no centro, como nos bairros periféricos. Ainda tem gente que bate palmas para essa administração municipal. VERGONHA ! E o pior, não vejo nenhuma expectativa de melhorar, com esses nomes que estão ventilando na imprensa para candidatos futuros a Prefeito desta cidade. Tudo igual, só muda as caras. Esse secretário de limpeza e infraestrutura, parece que não anda nas ruas ou se faz de cego , ou melhor, será que mora aqui ? Fica aqui a minha indignação.
02 de May / 2024 às 10h23
Infelizmente Juazeiro está assolada, os políticos corrompidos, os que pleiteiam tanto a câmara de vereadores quanto a prefeitura infelizmente são corruptos e corruptíveis.
06 de Jul / 2024 às 10h06
Meus amigos precisamos de um governante que tivesse um olhar para os bairros mais populares estão abandonados lixo ,matos não tem um gari pelo menos uma vez por semana,reclamações existem mais,nada se faz,os bairros novos sem uma boa estruturas sem meio fio,e vias sanitárias.tudo falta.Gostaria de um candidato que olhasse para isso.