Postos de Saúde sem médicos, prédios que funcionam como unidades de atendimento ambulatorial em situação precária. Este é o cenário do município de Juazeiro, no Vale do São Francisco da Bahia, que começou nesta quinta-feira, 25, um Carnaval autorizado pela prefeita Suzana Ramos (PSDB). A denúncia é de um vereador conhecido como Mitu do Sindicato, filiado ao PCdoB.
Em uma das unidades de Saúde, localizada em um residencial na Praia do Rodeadouro, o telhado está em estado precário com inúmeros buracos. Quando chove, o imóvel fica alagado. Outros locais também sofrem com o problema, realidade que torna inviável o atendimento adequado para a população.
"A sala do dentista no posto de Goiabeira ll está há mais de 8 meses atendendo só urgência e emergência", diz o vereador Mitu do Sindicato (PCdoB).
A população também questiona a situação, que ocorre em meio as comemorações com a festa do Carnaval."Para fazer a festa, o dinheiro aparece, como agora no Carnaval. No entanto, quando é para atender as demandas da Saúde do município, o investimento some. E a gente fica a ver navios", disse um morador do município que pediu para não ser identificado.
Outro morador, que também não quis se identificar, aponta que a população precisa estar sendo priorizada no quesito Saúde, antes de qualquer comemoração como o Carnaval.
"Não adianta ir para uma festa e estar doente, precisando de cuidado. O cidadão tem esse direito [de acesso adequado à saúde], principalmente quem depende do poder público e não tem condição de pagar um plano de saúde".
DEFESA CIVIL-O antigo prédio da Sociedade 28 de Setembro, por exemplo, teve a área externa interditada na última terça-feira, 23. A interdição aconteceu por causa do estado de degradação, com rachaduras sendo identificadas na infraestrutura. Por meio de ação civil pública, o Ministério Público do Estado da Bahia, em 2022, chegou a determinar ações de preservação do local. Mas não ocorreram avanços nesse sentido. Ainda assim, a Prefeitura instalou diversos banheiros químicos em frente ao prédio, o que leva risco à população, sobretudo com o início do Carnaval.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) afirma que as comunidades atendidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Parque Residencial e Tabuleiro já estão sendo acompanhadas por médicos.
Quanto à infraestrutura do prédio que atende os moradores do Residencial Praia do Rodeadouro, a Sesau lamenta todos os transtornos e ressalta que, no início do mês, realizou um estudo sobre as necessidades na estrutura do local e já está finalizando o orçamento para a requalificação.
A Tarde Foto reprodução PMJ
13 comentários
27 de Jan / 2024 às 09h48
Faz o S, Mitu.
27 de Jan / 2024 às 09h49
Saúde de Juazeiro-BA, tá 10 vezes melhor que as gestão de Paulo Bonfim e Isaac. Parabéns para gestão de Suzana.
27 de Jan / 2024 às 10h02
Quanto foi mesmo q pagaram pra Bell?
27 de Jan / 2024 às 10h40
"A 28 VELHA SEM PRE EM CENA, AI...". Lembrando o hino do clube, agora com outra "conotação". Oo Juazeiro, se liga!
27 de Jan / 2024 às 11h36
Aí o povo esquece tudo,e no embalo desse som,a cidade fica feliz e tem muito besta que diz : eita que prefeito bom. A Cidade na lama, saúde aos pedaços e o povo da periferia sofrendo.mas a prefeita prefere investir o dinheiro em festa. Abram o olho! KD a maternidade do 8? Ela vai dizer que não deu pra fazer por conta das despesas do carnaval.
27 de Jan / 2024 às 11h42
Saúde precária. Quem precisar verá. Há 60 dias tento consultar um familiar no CAPS, e não consigo.
27 de Jan / 2024 às 11h50
esse carlos luiz e u tremendo puxasaco esta do mesmo geito a saude de todos que voce sitou ai nem um presto e nao presta
27 de Jan / 2024 às 11h56
Zelitro da boca lisa !Bel tem um cache fixo! O valor daqui é igual ao de Salvador! SAÚDE ESTA EXCELENTE ,PRECISEI E FUI BEM ATENDIDO! em relação ao vaqueiro e Paulo Bomfim HOJE está excelente! vamos deixar de falar merdinha! SUZANA RAMOS TEM DADO ATENÇÃO Á TODA JUAZEIRO!NÃO TEM COMO AGRADAR A TODOS ! VAMOS QUE VAMOS SUZANA ! HÁ PRA UM ME@#A NÃO FALAR BOBAGEM NÃO TRABALHO EM PREFEITURA.
27 de Jan / 2024 às 12h57
Há muito lixo, resto de obra e entulho no entorno da UBS do Mussambê.
27 de Jan / 2024 às 14h54
Srs leitores. Temos que termos a capacidade de nos permitir, a entender que saúde, o caus, está instalado há muitos anos em todo o país. Óbvio, que aqui em Juazeiro, teve agravamento, com fechamento de algumas casas de saúde, a exemplo SEMEC, Santa Casa de Misericórdia, Só Baby, com o aumento populacional ano após ano, com pactuação na saúde, entre estados da Bahia e Pernambuco, criando a rede PEBA, que ao invés de descentralizar os atendimentos, fez centralizar, quando não para o Hospital Regional de Juazeiro, é Hospital Universitário de Petrolina, ficando inviável digo até impossível atender
27 de Jan / 2024 às 15h03
Impossível atender a demanda toda a região, e, como se não bastasse, utimamente utilizam hospital de cidades como Salgueiro, Campo Formoso Remanso e, hospital das capitais estados envolvidos, prova viva da falência saúde nosso estado, sem falar que, muitas pessoas que tinham planos de saúde particular, por questões várias, em especial o valor mensalidade, que compromete orçamento familiar, muitos deixaram o plano e, migraram para SUS, que bem da verdade, se fosse em um país sério, o sistema funcionava mas, má gestão, com os desvios recursos, só piorou, e, o que vemos, é resultado de tudo isso.
27 de Jan / 2024 às 19h49
Por vafor senhores puxa saco. Quanto custou mesmo o carnaval a populaçao precisa saber de voces que tanto defendem o governo. Qual foi o valor mesmo?
27 de Jan / 2024 às 20h57
Tenho certeza que esse Sempre Juazeiro mama nas tetas da prefeitura. Só fala bobagem... a saúde de juazeiro tá muito precária . A marcação de um simples exame demora meses para ser marcado. Ainda bem que é só esse ano.