Comissão de Agricultura da AL-BA fecha 2023 com seis reuniões itinerantes e mais de 100 encaminhamentos feitos

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Al-BA) fechou o ano de 2023 com seis audiências públicas itinerantes realizadas em diferentes regiões do estado e com mais de 100 encaminhamentos feitos ao governo estadual e a outros órgãos competentes a fim de atender demandas do setor. Entre os temas abordados pelos deputados, estiveram a produção de sisal, de cacau e de mandioca no território baiano, além do uso de pulverização aérea, de políticas de fomento à pesca e de combate ao ataque de cães a ovinos e caprinos.

Com um projeto de levar os trabalhos da comissão para mais perto dos agricultores, os deputados estaduais percorreram as regiões da Chapada Diamantina, com uma reunião em Mucugê; do Norte, com um encontro em Juazeiro; do Extremo-Sul, com audiência em Porto Seguro; de Irecê, com participação na Expo Irecê; e do Oeste, com presença na Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, e na Expo Santana. Além disso, foram dezenas de reuniões ordinárias do colegiado realizadas sempre às terças-feiras.

Presidente da comissão, o deputado estadual Manuel Rocha (União) afirmou que o projeto foi um sucesso, aproximando os agricultores dos seus representantes na Casa Legislativa. “Na abertura dos trabalhos de 2023, decidimos que era hora de ampliar o nosso contato com a ponta da agricultura baiana, que são as mulheres e homens do campo. Hoje, ao realizarmos este balanço, temos a certeza de que foi uma decisão acertada. Nós rompemos a barreira da distância, e o retorno foi impressionante. Em todas as reuniões itinerantes, tivemos uma presença massiva dos produtores, trabalhadores rurais e de todos os participantes deste setor tão importante”, disse.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


“Pudemos ouvir as demandas na fonte, escutar diferentes pontos de vista, levantar, de forma mais completa, tudo aquilo que os próprios trabalhadores entendem ser necessário para que a agricultura baiana avance. Como sempre digo, nós, deputados, não temos a caneta do Governo do Estado para tomar as decisões, mas somos o canal, o meio, para que o cidadão possa cobrar medidas do poder estadual, possa sugerir mudanças e alcance os seus objetivos. Foram diversos os encaminhamentos de providências e já estamos obtendo sucesso em diversas delas”, completou Manuel Rocha.

As reuniões itinerantes foram feitas sempre em parceria com a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alba. Na região de Irecê, por exemplo, os deputados encaminharam ao Governo a reabertura do escritório do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), e a implantação de um programa piloto para facilitar a autorização da outorga d’água, pleitos que já foram atendidos. No Extremo-Sul, foi cobrada a duplicação de estradas cruciais para escoamento da produção, além de apontar a deficiência de energia elétrica na indústria de laticínios e avicultura, entre outras medidas.

Em relação às comissões temáticas, foram debatidas melhorias para a produção de sisal, de cacau e de mandioca, como a redução do ICMS para fibras naturais, a regulamentação da profissão do sisaleiro, o pedido de oferta de linhas de crédito específicas para a cacauicultura, a regulação do mercado de farinha de mandioca e o fortalecimento da Biofábrica para a produção de mudas de mandioca, entre outros.

Manuel Rocha destacou que os encaminhamentos feitos sobre os mais variados temas demonstram o caráter propositivo da comissão. “Resolutividade é a nossa palavra de ordem. Reconhecemos a importância de discutir e debater os temas, de promover debates, mas é fundamental que nós possamos buscar soluções para os problemas. E foi exatamente isso que nós buscamos, sempre discutindo os desafios e apresentando propostas para resolver os gargalos e garantir maior desenvolvimento do setor agropecuário, beneficiando pequenos, médios e grandes produtores do nosso estado”, frisou.

BahiaNotícias/Foto: Divulgação