Segundo informações do 9º BBM – Batalhão de Bombeiro Militar de Juazeiro neste sábado dia 02/12 uma equipe se deslocou para região de Miguel Calmon para o combate de um incêndio florestal iniciado na terça-feira, dia 28.
Cedo da manhã neste sábado em contato com os pilotos que conduzem as aeronaves do Estado foram orientados a seguir rumo ao local trabalhado no dia anterior, após detectar novo ponto de calor ao sul daquele local, cerca 900 metros da borda - com cerca de 550m de elevação total.
A equipe se deslocou até o local, combatendo a retaguarda e flanco esquerdo do incêndio. Entretanto, a equipe aérea identificou um foco expressivo à retaguarda da equipe, desta forma, de posse da informação, o grupo se deslocou ao cume da serra a fim de evitar que as chamas a cercassem, bem como observar o comportamento do fogo, haja vista ter observado ventos mudando de direção constantemente, sendo observadas rajadas de até de 40km/h.
Ao observar o comportamento, parte da Gecif se deslocou ao vale do Engenho Velho no intuito de combater chamas que avançavam contra o vento, porém, sem êxito total visto que a mata estava densa e o relevo apresentava paredões de pedra e diversos outros acidentes naturais que dificultavam o deslocamento.
O Sgto Moura e o Sd BM Ricardo Sílvio permaneceram no topo da serra a fim de dar continuidade ao monitoramento das chamas com o auxílio do drone, bem como auxiliando a equipe aérea de modo a ampliar o aproveitamento dos lançamentos.
Às 13:50, observou-se que as chamas se intensificaram de tal forma, que foi solicitado à fração da Gecif que se encontrava no vale para que se retraíssem, a fim de evitar que esta fosse cercada pelas chamas, dado que a equipe aérea relatou situação complexa: labaredas de mais de 5 metros de altura as quais foram notadas pela equipe de topo.
As chamas foram combatidas com auxílio de lançamentos das aeronaves, mas não se retraíram. Dado o avançado da hora e o desgaste da equipe, esta se retirou às 14:30, permanecendo a equipe aérea responsável por mais dois lançamentos em um novo ponto de reignição em área já combatida no dia anterior pelos habitantes locais.
Foi observado e confirmado pela equipe de solo, via rádio, no ponto de apoio os lançamentos.
Após se deslocar do ponto de apoio, a equipe chegou ao município de Miguel Calmon às 16:10, encerrando as atividades do dia.
0 comentários