A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), planejou uma série de atividades para conscientizar a população e combater os focos de reprodução do Aedes aegypti no município.
Neste sábado (18), começou a Semana Nacional de Mobilização Contra Arboviroses Urbanas (dengue, zica e chikungunya) com um mutirão de visita domiciliar no distrito de Itamotinga.
De janeiro a setembro deste ano, foram registrados em Juazeiro 11 casos de Chikungunya e 10 de dengue, destes, um apresentou maior gravidade. Ainda neste ano de 2023, foram localizados 365 pontos de reprodução do mosquito na zona urbana e 100 na zona rural. "O trabalho de combate à reprodução do Aedes aegypti é realizado o ano inteiro, por meio dos agentes de endemias, mas vamos intensificar agora com a aproximação do período chuvoso, quando também aumentam os locais de reprodução do mosquito", explicou a coordenadora de Endemias, Núbia Almeida Barbosa.
A programação inclui visitas domiciliares em busca de locais de reprodução do mosquito e atividades educativas:
18/11 – Itamotinga
20/11 – Itaberaba
21/11 – Alto da Aliança
22/11 – Alto do Quidé
23/11 – Nova Esperança
24/11 - Alagadiço
25/11 – Itamotinga
Sobre as Arboviroes
As arboviroses são um grupo de doenças sazonais causadas pelos "arbovírus". Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas articulações.
Medidas de prevenção
O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d'água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva. Destacando que ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.
Marcela Cavalcanti- Ascom Sesau PMJ
0 comentários