Um caminhão com três mini aviões de estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF foi furtado durante a madrugada deste sábado (04/11) em São José dos Santos Campos (SP).
Os aviões rádio-controlados, além de diversos equipamentos pertencem a equipe F-Carranca, composta por 20 estudantes de Engenharia da UNIVASF, e participavam da Competição SAE Brasil AeroDesign, no Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
O furto aconteceu por volta das 2h30 deste sábado, em um hotel na Avenida Benedito Matarazzo, na Vila Tatetuba, onde o caminhão estava estacionado. Câmeras de segurança do hotel registraram dois homens levando o caminhão.
O caso foi registrado nas polícias Federal e Civil.
Segundo registro da PF, o caminhão foi visto por volta das 3h em um pedágio da rodovia Presidente Dutra, no sentido Rio de Janeiro. Até a manhã deste sábado, o caminhão não foi encontrado.
Segundo o professor Luiz Mariano Pereira, que integra a equipe, a segurança do hotel viu dois homens entrando no veículo, e informou ao motorista, e questionou se alguém da equipe estava mexendo no caminhão.
Prejuízo
O docente Luiz Mariano informa que a equipe está bastante triste e ainda não estima o prejuízo.
"Estávamos animados para a competição, nos classificamos para mais uma bateria de voos. É o resultado de um trabalho árduo e de muita dedicação dos nossos alunos. Não conseguimos mensurar nossa perda, o valor sentimental é muito maior. A equipe está arrasada", lamentou.
Competição SAE BRASIL AERODESIGN
A equipe F-Carranca está em São José dos Campos participando da competição de projeto e construção de aviões rádio-controlados, que reúne mais de 1,1 mil universitários de todo país, e acontece desde quinta-feira (3), e vai até domingo (05/11).
A F-Carranca se classificou na sexta-feira (3) e, estava na terceira colocação geral, com perspectiva de pódio. Neste sábado (4), a equipe participaria de mais uma bateria de voos.
A equipe da Univasf, que é composta por estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação, competia na classe regular concorrendo com outras 56 equipes de todo o Brasil.
Este é o 11º ano que a F-Carranca participa da Competição SAE Brasil AeroDesign. A equipe se sagrou campeã em 2019, o que possibilitou a participação no mundial, no ano seguinte. Em 2022, os estudantes conseguiram o 8º lugar geral, o 1º em estruturas e 2º lugar em cargas.
2 comentários
04 de Nov / 2023 às 21h45
País complicado. Furtar a ciência e a pesquisa é sabotar o desenvolvimento.
06 de Nov / 2023 às 19h58
O amorrrrrr venceuuuuu