Artigo - Os impactos do 5G na tecnologia aliada à produção industrial

Há mais de 200 anos, a indústria gráfica está presente no dia a dia das pessoas - seja nas embalagens, rótulos, adesivos, cartazes, catálogos, livros, panfletos e tantos outros.

Com os avanços tecnológicos nas últimas décadas, o mercado que teve os seus altos e baixos, foi crescendo e ganhando novos contornos e públicos com itens personalizados, além da forte presença no digital.

Com alguns cliques de distância, hoje é possível realizar pedidos sem sair pela cidade, graças às mudanças na era da Indústria 4.0, ou quarta Revolução Industrial. 

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Porém, ao mesmo tempo, surgem desafios que exigem das empresas uma maior flexibilidade em meio ao mundo volátil. É preciso ter criatividade, capacidade de olhar de fora para dentro para atender às necessidades e dores dos clientes e, principalmente, resiliência. Houve um período difícil com a pandemia, e o setor gráfico não somente se adaptou como se fortaleceu: os materiais impressos ainda são a preferência das pessoas, segundo a pesquisa “Trend Tracker Surbet 2023",  feita pela Toluna a pedido da Two Sides. 

Ainda de acordo com o estudo, 72% dos entrevistados afirmaram ter preocupação que as informações digitais fossem hackeadas, roubadas ou danificadas. Já para 54% há uma preocupação com o uso excessivo das telas e os impactos na saúde. Ou seja, embora haja o avanço do digital, a mídia offline continua presente, sendo uma aliada principalmente para negócios que desejam fortalecer suas marcas e atender a diferentes públicos. 

Com o acesso a infinitas possibilidades no mercado, o público fica cada vez mais exigente e, para se destacar, as companhias devem fazer das tecnologias verdadeiras aliadas na eficiência de processos, aumento de produtividade e redução de custos operacionais e logísticos. Além disso, as inúmeras ferramentas disponíveis para o setor melhoram a segurança dos colaboradores, evitam acidentes, possibilitam um maior controle de produção, aumentam a qualidade dos produtos, diminuem tempo com burocracias e entregas para os clientes, e as empresas consequentemente ganham em vantagem competitiva. 

O advento da Inteligência Artificial e da conexão 5G vão possibilitar nos próximos anos, experiências ainda mais imersivas e personalizadas, beneficiando também as empresas em um maior controle de dados e combate ao desperdício de materiais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e redução do consumo de energia. A meu ver, acredito que a Indústria 4.0 vai continuar crescendo, desde que não esqueça do fundamental: estar próximo dos clientes, ter escuta ativa para ouvir feedbacks, olhar para a inovação trazendo sempre um diferencial para impactar positivamente a vida das pessoas.  E assim todos ganham. 

Por Gregory Goris