Estudantes das escolas municipais localizadas no Distrito do Junco, região do Salitre, em Juazeiro, vão participar da Feira do Bode da localidade, que iniciou dia (22) e segue até o próximo domingo (24). Neste sábado (23), os alunos irão expor no evento os produtos cultivados e produzidos por eles através do programa Despertar e da disciplina de Empreendedorismo.
Entre as unidades que irão participar da Feira, a Escola Municipal Maria Monteiro Bacelar, na comunidade do Rodeadouro, também recebeu intervenções do programa Despertar, com a oficina "Coleta Seletiva e Reciclagem", ministrada pelas educadoras ambientais Thalita Carvalho e Fernanda Leal. Já na Escola Lucia Carmem Sobreira, localizada na comunidade de Horto Florestal, os alunos produziram doce de banana e realizaram a colheita da sua horta. Os produtos das oficinas e os alimentos coletados serão comercializados em um estande na Feira do Bode.
As oficinas-São realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos estudantes e fortalecer habilidades de empreendedorismo a partir de uma perspectiva sustentável. "As ações integram o programa Despertar, que juntamente com a disciplina de empreendedorismo, vem mostrando para os alunos que é possível desenvolver produtos dentro da própria comunidade e comercializá-los em grandes eventos", explicou a coordenadora do programa Despertar, Michele Viana.
Para Joane Rocha dos Santos, 11 anos, aluna do 5° ano na Escola Lucia Carmem Sobreira, o programa incentiva o desenvolvimento dos alunos. "É muito bom participar, a gente aprende muitas coisas. Como agente despertar, eleita pela comunidade escolar, eu ajudo os colegas e professores, arrumo as coisas e converso com os colegas sobre a coleta e o desperdício. Juntos, nós vendemos alface, coentro e doce de banana", contou a aluna, que já sabe fazer o doce sozinha.
Além da Lucia Carmem Sobreira e Maria Monteiro Bacelar, a Feira também vai receber estudantes, professores e gestores das Escolas Municipais Miguel Ângelo de Souza, Professora Maria Amélia de Souza Oliveira, Professora Oscarlina Tanuri, Manoel Nunes Amorim e Professora Edualdina Damásio.
Ascom PMJ
0 comentários